Lush vai passar a cobrar pelos sacos de papel (e doa o valor ao fundo sustentável Re:Fund)
A Lush, marca de cosmética pioneira na indústria através de produtos como as bombas de banho, as gelatinas de duche ou os champôs sólidos, vai começar a cobrar a partir de julho uma pequena quantia pelos sacos de papel, sendo a mesma doada ao fundo sustentável Re:Fund.
A mudança coincide com o movimento “Plastic Free July” e tem como objetivo alertar para a “cultura do descartável”, que tanto prejudica o Planeta, tal como sensibilizar os clientes para deixarem de utilizar estes sacos. “Embora os sacos de papel sejam uma opção mais sustentável que os sacos de plástico, continuam a ser o “menor dos males””, explica a marca.
Um saco pequeno terá o custo de 0,15 cêntimos, um médio 0,30 cêntimos e um grande 0,60 cêntimos, quantias que serão doadas para a protecção e regeneração liderada pela comunidade em zonas afetadas pela desflorestação. A associação escolhida pelo fundo é a Biovilla uma cooperativa para o desenvolvimento sustentável que demonstra através do seu trabalho que é possível satisfazer todas as nossas necessidades sem comprometer o futuro de forma economicamente viável, socialmente responsável e ambientalmente positiva.
Ruth Andrade, que lidera a equipa de Regeneração, Impacto e Doações, explica “Há algumas décadas atrás, talvez ainda fizesse sentido deixar de danificar o ambiente, mas agora temos de ir mais longe. Temos de deixar de danificar e começar a reparar o dano que causámos.”
Além desta nova campanha de sensibilização, a Lush promove a redução de embalagens na indústria, luta contra os testes em animais e trabalha com uma empresa de compras ética única no mundo da cosmética.