Continente financia em 50 mil euros projeto Ocean Alive
O Continente, através da sua marca de produtos ECO, vai contribuir para a preservação e proteção dos oceanos ao apoiar a primeira cooperativa em Portugal dedicada a esta área, a Ocean Alive. O financiamento total de 50 mil euros permitirá alavancar um plano de ação anual para a conservação e restauro da pradaria marinha da Ponta do Adoxe, em Tróia, à entrada do Estuário do Sado.
Esta parceria permitirá ajudar a Ocean Alive no plano de sensibilização junto dos veraneantes e da população local, para gerar mudanças que salvaguardem a pradaria da Ponta do Adoxe, habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória. As ações de educação marinha da Ocean Alive no local, em parceria com o Continente ECO, começaram no mês de agosto e têm a UNESCO como parceiro institucional.
O projeto-piloto pretende responder e eliminar os dois problemas que são, atualmente, causadores da degradação da pradaria: o desconhecimento generalizado sobre o seu valor e a inexistência de normas de navegação que salvaguardem a pradaria.
“A gama ECO foi criada a pensar que «a nossa casa não acaba em casa», porque o que fazemos no dia a dia tem impacto no planeta. Quisemos ir ainda mais longe e estamos a formar parcerias que contribuam de forma realmente positiva para o planeta. Estas pradarias, para além de serem o berço de muitas espécies como os golfinhos, são do ponto de vista do sequestro de carbono muito importantes, já que a sua capacidade de ‘absorção’ é superior às florestas terrestres e dura mais tempo, entre séculos a milhares de anos. As pradarias marinhas são críticas para que Portugal possa alcançar a neutralidade carbónica em 2050, tal se comprometeu internacionalmente”, explica Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias da Sonae MC.
Fundada em 2015, a Ocean Alive é uma Organização Não governamental para o Desenvolvimento que promove a proteção do oceano através da educação marinha e da transformação de comportamentos, e ajuda à empregabilidade das mulheres da comunidade piscatória – através de programas de educação marinha, campanhas de sensibilização, avaliação de impacto e monitorização e advocacy (influência local e recomendações ao governo).
O objetivo da cooperativa é proteger pradarias marinhas como a da Ponta do Adoxe, envolvendo as mulheres da comunidade piscatória, intituladas Guardiãs do Mar, através de programas de educação e sensibilização, enquanto monitorizam e avaliam o impacto do projeto.
A marca Continente ECO é uma gama de produtos ecológicos em limpeza do lar, roupa e papel, que alia a sustentabilidade ambiental à eficácia e preços acessíveis. Com mais de 15 referências, os produtos são amigos do ambiente, produzidos com matérias primas sustentáveis, ingredientes biodegradáveis (detergentes e papel) e em embalagens de material reciclado e recicláveis.