Fundação Gulbenkian e a Efanor investem na gestão e proteção das florestas do país



A Fundação Calouste Gulbenkian e a Efanor juntaram-se para desenvolver um projeto de investimento em Floresta Produtiva Biodiversa em Portugal. Com um investimento de 31 milhões de euros, este irá garantir a gestão e a proteção de uma área de 15 mil hectares, nas zonas Norte e Centro de Portugal.

O projeto aposta numa gestão florestal mais eficiente, na promoção da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, no elevado sequestro de carbono, na diversificação da paisagem e na criação de mosaicos, por oposição à floresta contínua. A redução do risco de incêndio será também um dos pontos-chave da intervenção, através da diversificação e combinação de 12 espécies selecionadas – como o Pinheiro-bravo e o Medronheiro-, da implementação de faixas de gestão de combustível em sítios estratégicos e da aposta na vigilância regular. Em suma, trata-se de um modelo de investimento que visa a criação de retorno financeiro, social e ambiental.

Para Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, esta ação “contribui ativamente para o importante compromisso assinado recentemente por 105 países na COP26, incluindo Portugal, para travar a deflorestação e deterioração do uso do solo até 2030. (…) A proteção e restauro da biodiversidade inerentes a este projeto, o sequestro de carbono ou a preservação dos solos e dos cursos de água são elementos essenciais para o cumprimento do Acordo de Paris”, sublinha.

A iniciativa segue em linha com o trabalho que ambas as organizações têm vindo a desenvolver no contexto da ação climática, colocando a proteção do ambiente no topo das suas prioridades estratégicas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...