Caça à baleia na Islândia poderá vir a ter fim em 2024



Ao contrário do que se possa pensar, o Japão não é o único país que permite a caça às baleias para fins comerciais – a Islândia também. No entanto, prevê-se que esta atividade possa vir a ter fim no país já em 2024.

Em entrevista ao jornal Morgunblaðið, a Ministra da Alimentação, Agricultura e Pescas Svandís Svavars­dótt­ir afirmou que já não se trata de uma prática lucrativa e com procura no país. “Por que deveria a Islândia correr o risco de manter a caça à baleia, que não trouxe nenhum ganho económico, para vender um produto para o qual quase não há procura?”, questiona.

Como refere na entrevista, nos últimos três anos apenas uma baleia foi morta, mais especificamente, uma baleia-anã em 2021. Como tal, Svandís Svavars­dótt­ir sugere que o mais provável será que estas licenças deixem de ser permitidas após o próximo ano.

As cotas anuais na Islândia permitem atualmente a caça de 217 baleias anãs (Balaenoptera acutorostrata) e 209 baleias comuns (Balaenoptera physalus), estando esta última categorizada em estado vulnerável de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...