Navigator Company aderiu à iniciativa Science Based Targets
A The Navigator Company aderiu à Science Based Targets initiative (SBTi), uma organização que tem como objetivo mobilizar o setor privado a assumir um papel de liderança no âmbito das alterações climáticas. A adesão surge no seguimento do compromisso assumido na sua Agenda 2030 de gestão responsável do negócio – “Alterações Climáticas e Fixação de CO2” –, mantendo a ambição de contribuir para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática) e causar um impacto positivo nas pessoas e no planeta.
O grupo optou por submeter já as suas metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) para validação, dispensando o período de dois anos que as empresas dispõem para este feito. As metas a curto prazo e com base em ciência submetidas pela empresa são consistentes com a ambição de reduzir as emissões de GEE a níveis necessários para limitar o aquecimento global a 1,5 ºC, no caso das de âmbito 1 e 2, e abaixo de 2°C, nas de âmbito 3.
A Navigator tem vindo a desenvolver um conjunto de estratégias para medir e reduzir a sua pegada total de GEE, bem como promover a mitigação e adaptação aos riscos gerados pelas alterações climáticas e, com esta adesão, a Empresa avança no alinhamento com critérios e metodologias de base científica que merecem reconhecimento internacional no âmbito da agenda global do clima, afirmando a sua liderança em sustentabilidade.
De referir que a Navigator foi a primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a antecipar para 2035 o compromisso de ter os seus Complexos Industriais neutros em carbono. Para esse efeito, a empresa havia já definido, em 2019, um roteiro que inclui projetos baseados no uso de fontes renováveis de energia, designadamente biomassa e solar, com o intuito de minimizar as emissões de dióxido de carbono (CO2) resultantes da sua atividade e promover a melhoria do seu desempenho energético. Também a floresta gerida pelo grupo possui um stock de carbono equivalente a 6,1 milhões de toneladas de CO2.