Entrevista. “O planeta é o nosso campo de jogo, por isso temos de cuidar dele todos os dias do ano”, sublinha Rebeca Santos
Para a Decathlon o planeta é o campo de jogo dos desportistas, e como tal, tudo o que engloba as atividades do setor desportivo deve ter uma responsabilidade e o menor impacto possível na natureza.
Rebeca Santos, Líder Economia Circular da Decathlon Portugal revela, em entrevista à Green Savers, os compromissos que a marca tem vindo a fazer ao longo dos anos, bem como os projetos que tem desenvolvido, alinhados com a sustentabilidade.
Enquanto maior cadeia de lojas de artigos de desporto, a Decathlon tem um papel a cumprir na transição para um futuro sustentável. Que compromissos têm, para já, nesse sentido?
A Decathlon tem no seu sentido “Ser útil para as pessoas e para o planeta”, e na sua missão “Tornar o prazer e os benefícios do desporto acessíveis ao maior número de pessoas em Portugal, de forma sustentável”.
Pretendemos contribuir para um mundo melhor, mais saudável, mais ativo. Para tal, tomamos medidas para fazer avançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nos quais somos capazes de atuar, e, nessa linha de atuação, lançámos um novo plano de transição com estratégias de desenvolvimento sustentável ainda mais fortes entre 2020-2026. Neste, incorporamos os nossos valores: Vitalidade, Responsabilidade, Generosidade e Autenticidade e congregamos a nossa estratégia em 3 pilares fundamentais: Desenvolver as pessoas, Preservar a natureza e Criar valor sustentável.
Para praticar desporto precisamos dos produtos desportivos, portanto só nos resta a opção de garantir que estes têm o menor impacto possível na natureza. Conceber produtos com qualidade e duráveis é o primeiro princípio para a sustentabilidade.
Estamos empenhados em colaborar com a comunidade para participar na ação climática e contribuir para um planeta mais verde. Para tal, somos uma das cinco empresas iniciais que subscreveram o Compromisso para Consumo Ecológico da Comissão Europeia, integrado no Pacto Europeu para o Clima.
Seguimos a meta mundial, definida no Acordo de Paris, ao contribuir para alcançar a neutralidade carbónica até 2050. Em termos práticos, o primeiro grande desafio é identificar o método correto para chegar lá. Decidimos integrar a Net Zero Initiative, que enquadra o processo para a neutralidade carbónica das empresas. Achamos que neste contexto, para haver equilíbrio entre emissão e absorção de CO2, não podemos apenas compensar, mas também temos que contribuir para esse equilíbrio. E para chegar lá, contamos com três alavancas:
- Reduzir as nossas emissões diretas e indiretas. Usar eletricidade de fontes renováveis, conceber os nossos produtos com abordagem de ecodesign, prolongar a vida útil de nossos produtos, limitar o uso do transporte aéreo, apoiar formas sustentáveis de transporte.
- Reduzir as emissões de terceiros. Financiando diretamente, por exemplo, projetos de baixo carbono fora da Decathlon, como equipamentos de produção que consomem menos energia.
- Aumentar os sumidouros de carbono para absorver as emissões de CO2. Com a compra, por exemplo, de créditos de carbono relacionados com projetos de reflorestamento ou de desenvolvimento de energia renovável, financiando projetos inovadores de sequestro de carbono.
Têm alguma estimativa das vantagens que essas mudanças trarão para o Planeta?
Enquanto desportistas, o planeta é o nosso campo de jogo, e temos noção que a produção, o transporte, a utilização e a distribuição dos nossos produtos têm impacto no meio ambiente. Temos a responsabilidade de agir rapidamente. Para garantir que estamos no caminho certo, temos trabalhado com a comunidade científica e em setembro de 2021, a iniciativa Science Based Targets SBT validou oficialmente os compromissos da Decathlon em três linhas de ação:
- Reduzir em 90% as emissões absolutas de GEE de âmbitos 1 e 2 (VN/CO2e) até 2026 a partir do ano base de 2016.
- Reduzir em 53% a intensidade das emissões de GEE dos âmbitos 1, 2 e 3 (VN/CO2e) valor adicionado) no mesmo período.
- Comprometer 90% dos fornecedores pelas suas emissões que abrangem bens e serviços adquiridos, a ter compromissos validados pela SBT até 2026.
Entendemos que ainda há muito a ser feito para reduzir o nosso impacto ambiental e estamos determinados a seguir em frente rumo a mudanças sustentáveis.
De que maneira a Decathlon contribui, nas suas lojas, para que o desporto seja mais sustentável?
A economia circular na Decathlon começou há muitos anos atrás com o nosso evento Trocathlon, em que já promovíamos a venda de usados.
Hoje nas nossas lojas estamos a desenvolver ainda mais a economia circular: Queremos reforçar a comunicação e caraterísticas de todos os serviços da Economia Circular e o Ecodesign que dispomos, através da reparação, revenda e reutilização dos mesmos. Falamos por isso dos serviços de Aluguer, Segunda Vida, Trocathlon, Retoma e Manutenção e Reparação.
Sobre os produtos que vendemos nas nossas lojas, e para ajudar a fazer uma escolha informada, desenvolvemos uma avaliação ambiental que ajuda a comparar o impacto ambiental de diferentes produtos da mesma categoria.
No final de 2019, 61.1% dos nossos produtos (vestuário, calçado, outros têxteis) já beneficiavam de uma etiquetagem ambiental. Isto resulta numa classificação calculada de A a E, que considera todo o ciclo de vida do produto: escolha da matéria-prima, fabrico, transporte, fim de vida…
Estamos cientes dos desafios climáticos e do esgotamento de recursos naturais, para tal temos as equipas das nossas marcas implicadas e mobilizadas para a ação. Temos objetivos claros para os próximos anos: ter 100% da nossa oferta redesenhada para garantir que até 2026, 100% dos nossos produtos disponíveis nas lojas físicas e online são ecodesenhados.
Que projetos estão a desenvolver que promovem a sustentabilidade e a economia circular?
A Decathlon quer continuar a reduzir o impacto ambiental dos seus produtos no “campo de jogo”, para ser possível continuar a praticar desporto respeitando o nosso planeta. Nesse sentido disponibilizamos um conjunto de iniciativas de onde destacamos:
O serviço de Aluguer, que permite aos clientes alugar os produtos diretamente na loja ou através do website da marca, o que permite experimentar um novo desporto ou equipamento desportivo e, assim, permitir que um produto tenha várias utilizações. Este serviço está disponível nas 38 lojas em Portugal, e entre muitos outros equipamentos é possível encontrar raquetes de padel, skates, bicicletas, pranchas de surf ou de snowboard, caiaques, tendas ou trenós para a neve.
Para combater o desperdício, o serviço Segunda Vida disponibiliza bens que não podem ser vendidos como novos, por terem estado em exposição ou por terem sido recondicionados depois de serem devolvidos pelo cliente.
Através do serviço de Manutenção e Reparação, que disponibiliza serviço pós-venda especializado, é possível prolongar a vida útil dos produtos. Este serviço disponibiliza ainda um site de suporte que permite ao cliente encontrar conselhos e vídeos tutoriais para que possa realizar de forma autónoma a manutenção e reparação do produto.
Já o serviço Trocathlon possibilita a compra e venda de produtos usados de qualquer marca nas lojas Decathlon, contando sempre com o apoio e aconselhamento da equipa Decathlon.
No serviço Retoma a Decathlon compra a bicicleta usada, de marcas exclusivas Decathlon, ao cliente e o mesmo recebe o valor na hora para poder adquirir artigos novos, contribuindo assim para dar uma nova vida às mesmas.
Que ligação tem a proteção do meio ambiente com o desporto?
O planeta é o nosso campo de jogo, por isso temos de cuidar dele todos os dias do ano, de modo a que possamos continuar a andar de bicicleta em trilhos, caminhar no meio da natureza, desfrutar do oceano… sempre em sintonia com o nosso planeta.
E, cuidar desse campo de jogo significa para a Decathlon ser útil para as pessoas e para o planeta, ao mesmo tempo que torna o prazer e os benefícios do desporto acessíveis ao maior número de pessoas em Portugal, de forma sustentável.
Por isso, trabalhamos todos os dias em prol do ambiente, da sustentabilidade, sem esquecer o nosso compromisso para com os desportistas, pessoas que querem e gostam de praticar atividade física ou desportiva e querem por isso continuar a ter condições para o fazer.