Cientistas criam “mão de polvo” para ajudar a agarrar objetos debaixo de água



Um grupo de cientistas da Virginia Tech, da Universidade Estadual de Iowa e da Universidade de Nebraska-Lincoln, inspirou-se nos tentáculos do polvo para criar uma luva capaz de segurar objetos debaixo de água. No ambiente subaquático a mão humana não tem a mesma agilidade do que em terra, sendo muitas vezes difícil agarrar um objeto sem que este escorregue.

 A natureza tem ótimas soluções por isso a nossa equipa procurou ideias no mundo natural. O polvo tornou-se uma escolha óbvia”, refere Michael Bartlett, autor que liderou o estudo.

A Octa-glove- junção de luva e de polvo – tem várias ventosas de borracha, cobertas com membranas macias, e um conjunto de sensores integrados de proximidade micro-LIDAR, que permitem detetar objetos que estejam próximos. O sistema imita o sistema nervoso e muscular do animal.

Segundo os autores, esta ferramenta pode vir a ser útil para arqueólogos, engenheiros e até equipas de resgate, dando a possibilidade de, com menos força e de forma segura, recolher objetos e aderir a superfícies planas e curvas dentro de água.

Ao misturar materiais adesivos macios e responsivos com dispositivos eletrónicos embutidos, podemos agarrar objetos sem necessitar de os apertar. Isso torna o manuseio de objetos molhados ou subaquáticos muito mais fácil e natural. A eletrônica pode ativar e libertar a adesão rapidamente. Basta mover a mão em direção a um objeto e a luva fará o trabalho de o agarrar. Tudo isto sem que o utilizador pressione um único botão”, explica Michael Bartlett.

O artigo foi publicado na revista Science.

Foto: Alex Parrish / Virginia Tech.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...