Futuro da indústria automóvel em destaque no CCB
Antever o futuro da indústria automóvel em Portugal e analisar as principais tendências do setor. É este o mote da “Global Mobility 2022: Driving Portugal to the World”, conferência promovida pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel de Portugal, que decorre nos dias 5 e 6 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Com o apoio da ACAP – Associação Automóvel de Portugal e da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, a sessão de abertura está agendada para segunda-feira, dia 5, às 9h40, e estará a cargo de Jorge Rosa (presidente da Mobinov), Hélder Pedro (secretário-geral da ACAP) e José Couto (presidente da AFIA). O dia inaugural conta ainda com as apresentações do Guia de Boas Práticas, GPS PME AUTO, e da Plataforma Observatório Automóvel, além de painéis dedicados a temas como a “Inteligência Artificial e Big Data na Indústria Automóvel”, “Importância do I&D para a Indústria Automóvel” e “Infraestruturas: Uma Barreira para o veículo Autónomo e Conectado?”.
O primeiro dia da conferência culmina com a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Neves. Já no dia 6, a abertura estará a cargo de Nuno Mangas, presidente do COMPETE 2020, seguindo-se diversas sessões que irão refletir sobre a “Importância da Qualificação dos Recursos Humanos”, “Elétrico ou Hidrogénio: Rivais ou Complementares”, “Soluções Mobilidade: Economia Partilhada” e “Economia Circular na Indústria Automóvel”. Às 16h30, Josep Nadal, vice-presidente da rede European Automotive Cluster Network (EACN), irá abordar a importância da EACN para o cluster automóvel a nível europeu, antes da sessão de encerramento do evento, que estará a cargo de Francisco Sá, presidente do IAPMEI.