Central Fotovoltaica de Pinhal Novo vai fornecer energia a mais de 26 mil habitações
A Voltalia, um dos impulsionadores de projetos de energias renováveis a atuar em Portugal, é a empresa selecionada para a construção da Central Fotovoltaica de Pinhal Novo, localizada no município de Palmela. Esta central vai permitir reduzir as emissões de carbono para a atmosfera em mais de 35 mil toneladas e representa um investimento de 32 milhões de euros.
“Trata-se de um projeto chave na mão no qual a Voltalia é a responsável por todas as fases, desde a engenharia de detalhe até à construção, o que resulta na criação de cerca de 200 novos postos de trabalho”, sublinha a empresa em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a Central Fotovoltaica de Pinhal Novo terá uma capacidade instalada de 63.5 MW e cerca de 120 mil módulos solares, que serão ligados à rede até ao final de 2022 e que terão uma capacidade de produção anual de 126.367 MWh.
A energia produzida por esta central solar fotovoltaica “será suficiente para fornecer eletricidade a mais de 26 mil habitações, de acordo com as estatísticas de consumo doméstico médio do país”, acrescenta a empresa.
Em termos de Operação e Manutenção desta Central, a Voltalia terá um contrato de 15 anos, durante os quais prestará um serviço regular de manutenção e onde está incluída uma garantia de desempenho das instalações.
A primeira pedra da Central Fotovoltaica de Pinhal Novo foi lançada em fevereiro, onde a EKZ, um dos maiores fornecedores de energia na Suíça, e a Smartenergy, empresa suíça da área das energias renováveis, revelaram o investimento de 32 milhões de euros neste projeto, conclui a mesma fonte.
Veja o vídeo do projeto.