LIPOR e Porto Ambiente arrancam com campanha de sensibilização para recolha de rolhas de cortiça
Restaurantes, hotéis, cafés e padarias estão a ser sensibilizados por uma equipa constituída por elementos da LIPOR, da Quercus e da Porto Ambiente. Numa primeira fase, cerca de 150 estabelecimentos HORECA “serão sensibilizados, na expectativa de, no final da campanha, se alcançar mais de mil clientes aderentes ao projeto Rolha a Rolha Semeia a Recolha”, revelou a LIPOR, em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a LIPOR e a Porto Ambiente estão a desenvolver um canal de recolha porta-a-porta nos clientes não residenciais (restaurantes, cafés, cantinas, etc.) no município do Porto para a recolha de rolhas de cortiça, em parceria com a Quercus, BA Vidro, Amorim, Extruplás.
O projeto, desenvolvido pela Quercus, a LIPOR e os seus Municípios Associados com o objetivo de “incentivar a reciclagem da cortiça, visa contribuir para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, irá ser plantada uma árvore autóctone”.
A criação deste novo canal de recolha de rolhas de cortiça no âmbito do Green Cork (projeto criado em 2008 pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim e o Continente e que já permitiu a recolha de cerca de 98 milhões de rolhas) irá “permitir encaminhar as rolhas de cortiça para reciclagem”, explica o comunicado.
Este projeto piloto tem como objetivos “promover a reciclagem da cortiça, contribuir para a reflorestação em Portugal e permitirá aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular”, conclui a mesma fonte.