Este centro comunitário estabelece novos padrões de sustentabilidade
Candela, do Estúdio Macías Peredo, é um projeto que consiste em duas comunidades residenciais regenerativas localizadas em Tulum e Valladolid, no México. Estas comunidades procuram inspirar um estilo de vida ligado à natureza envolvente, o que consequentemente melhora a qualidade de vida dos seus residentes, escreve o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, para além de melhorar a vida dos residentes, as comunidades Candela também honram o seu contexto local, prestando homenagem à cultura, história e paisagem mexicanas. Adotam uma qualidade regenerativa para os residentes, bem como para os habitantes das comunidades vizinhas e para os ecossistemas locais.
Os projetistas tomaram várias medidas para minimizar o impacto ambiental das duas comunidades. Em primeiro lugar, as moradias erguem-se para cima em forma piramidal para minimizar a expansão no ambiente da selva.
O projeto também utiliza materiais de construção ecológicos e segue códigos de construção rigorosos para minimizar a sua pegada ambiental. Todos os materiais são também obtidos a uma distância definida dos dois locais para limitar as emissões de carbono libertadas pelas instalações de transporte.
Em consonância com os seus objetivos de sustentabilidade, os designers também estruturaram a disposição interior e utilizaram paredes e janelas energeticamente eficientes para minimizar o consumo de energia.
As comunidades também dispõem de infraestruturas que contribuem para a manutenção da sustentabilidade do projeto. Os locais dispõem de instalações de tratamento de água e de gestão de resíduos. Incluirão também atividades de jardinagem orgânica e de compostagem que envolvem a comunidade.
Permitirão também aos residentes desfrutar de alimentos biológicos cultivados perto das suas casas. Estas iniciativas irão educar e inspirar as pessoas a tomarem medidas ambientais e, consequentemente, permitirão que a comunidade autossustentável prospere. Globalmente, o projeto é um modelo para as comunidades, uma vez que cria um equilíbrio entre uma vida de luxo e uma sustentabilidade multifacetada.
Candela Tulum
Este local apresenta 12 moradias privadas rodeadas pela selva, cada uma com piscinas privadas e terraços no telhado, apenas a alguns minutos das deslumbrantes praias de Tulum. A extensão de terreno de 2,5 acres será utilizada apenas em 30% para construção. O resto será preservado para proteger e aumentar a biodiversidade.
Estas moradias estão localizadas em redor de um arboreto ao estilo de um jardim botânico. Deste modo, os residentes ficam imersos no ambiente luxuriante da selva. As moradias também prestam homenagem a culturas antigas através de uma mistura de design arquitetónico de inspiração maia que complementa a estética moderna.
Candela Valladolid
A propriedade de Valladolid apresenta 14 residências de estilo colonial com espaços de vida modernos. Estas maximizam a eficiência e são abertas e arejadas para trazer luz natural e brisas frescas. Os interiores abertos também complementam os exuberantes espaços exteriores. O projeto apresenta piscinas que pontuam o local e prestam homenagem aos cenotes da cidade, piscinas naturais que ocorrem em formações calcárias.
Para além de uma ligação à geografia natural, este projeto está profundamente ligado à cultura e à história de Valladolid. Através de parcerias socioeconómicas com os habitantes da cidade, a zona residencial apresentará produtos artesanais elaborados pelos membros da comunidade local. Além disso, acolherá excursões exclusivas com a curadoria dos habitantes locais, como um modelo de turismo que apoia plenamente a população local.