Procura contribuir para a ação climática? Competição “Viagem pelo Clima” estende candidaturas até 7 de abril
A segunda edição da competição Viagem pelo Clima, promovida pela Get2C em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, estendeu o prazo de candidaturas até dia 7 de abril. Assim, os interessados em participar nesta competição que se vai realizar em setembro, têm até domingo para concorrer, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, os candidatos, que devem ter 18 anos ou mais (sem limite de idade) à data de início da competição e disponibilidade para viajar da forma mais sustentável possível por Portugal durante 14 dias, devem preencher este formulário e enviar um vídeo de apresentação para candidaturas_vpc@gapyear.pt. O processo de seleção irá realizar-se com o apoio da Gap Year Portugal.
Esta competição conta agora também com uma nova embaixadora, Catarina Barreiros, criadora de conteúdos sobre sustentabilidade. Recentemente já se tinham juntado aos embaixadores da 1ª edição (Fátima Lopes, Conceição Zagalo, Ana Milhazes, Catarina Matos, Afonso Borga e Francisco Araújo), Joana Seixas, atriz e Eunice Maia da Maria Granel.
Sobre a Viagem pelo Clima
A Viagem pelo Clima pretende causar o maior impacto positivo possível nas comunidades, mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, contribuir para a mobilização dos municípios portugueses no caminho da descarbonização, demonstrar a influência dos estilos de vida de cada pessoa na sua pegada de carbono e pegada hídrica, analisando o impacto das escolhas e comportamentos no dia a dia e demonstrar a viabilidade dos diferentes modos de transporte (em alternativa aos combustíveis fósseis), das escolhas alimentares e do consumo de água.
Após o período de candidaturas são constituídas três equipas, cada uma com quatro participantes, que vão competir entre si com o objetivo de percorrer o país de norte a sul, com o maior impacto positivo nas comunidades e da forma mais sustentável, ao longo de 14 dias.
No decorrer da viagem, cada equipa terá um orçamento em “Climas” para gerir, moeda fictícia que vai avaliar o grau de sustentabilidade de cada ação das equipas em 4 vetores de avaliação – emissões de CO2, tempo, consumo de água e dinheiro (em euros) – e deverá desenvolver alguns desafios nos municípios parceiros do projeto, com vista a envolver a comunidade rumo à descarbonização do planeta e ainda convidar os negócios e as pessoas da região a calcular a sua pegada de carbono, de forma totalmente gratuita através de uma app desenvolvida pela Get2C. O impacto gerado nestes momentos será decisivo na definição dos vencedores. Na edição deste ano, uma das novidades é que será igualmente medido o impacto positivo nas comunidades.
Para o apuramento da equipa vencedora será também contabilizado o resultado das escolhas feitas no sentido de que o percurso tenha sido realizado da forma mais sustentável, ou seja, com o menor gasto de “Climas”.
A equipa que terminar a competição com mais Climas terá a oportunidade de viajar até ao Azerbaijão, país anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas – COP29, que se realiza entre 11 e 24 de novembro deste ano.