Reciclar embalagens da Tetra Pak alimenta o sonho das Aldeias de Crianças SOS
Neste mês de novembro, a Tetra Pak volta a lançar a campanha “Reciclar Alimenta”, que junta o incentivo à reciclagem em Portugal a uma causa solidária. Por cada 100 toneladas de embalagens de cartão para bebidas recicladas no ecoponto amarelo, a empresa vai doar 2000 refeições às Aldeias de Crianças SOS.
Uma embalagem de leite, sumo, polpa de tomate, natas ou vinho é presença assídua nas casas dos portugueses. Se a comodidade que nos permite é um facto, o mesmo se pode dizer da facilidade com que é possível dar-lhe uma nova vida através da reciclagem. A pensar nisto, a Tetra Pak tem reforçado o seu contributo para a sustentabilidade ambiental e circularidade dos materiais através de uma iniciativa que, à terceira edição, vai apoiar mais de 550 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Sim, “Reciclar Alimenta” e todos nós podemos fazer a diferença.
“Através de um simples gesto – separar e colocar as embalagens de cartão para bebidas no ecoponto amarelo – estamos a contribuir para um futuro mais sustentável”, afirma Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia.
A campanha incentiva os consumidores a separar e reciclar as embalagens de cartão para bebidas no ecoponto amarelo, já que os dados mostram que Portugal continua abaixo da média europeia. “A opção por uma call to action deste tipo visa apelar a todos os portugueses, que tão bem acolhem e participam em iniciativas com um lado solidário. De uma forma consistente, temos verificado uma tendência de crescimento nos números da reciclagem de embalagens de cartão para bebidas, mas é preciso reforçar a sensibilização, porque os dados continuam a ser inferiores a 40 por cento, quando a média europeia se situa nos 50 por cento”, explica Ingrid Falcão.
Este ano, a campanha vai permitir apoiar, diretamente, 59 crianças e jovens nas Casas de Acolhimento das Aldeias de Crianças SOS e 491 crianças e famílias integradas no Programa de Fortalecimento Familiar da organização. “Os recursos alocados à alimentação podem ser direcionados para outras áreas importantes da nossa intervenção, como o apoio em saúde, educação e desporto”, enumera Emerson Marques, Coordenador de Digital, Marca e Comunicação das Aldeias de Crianças SOS.
A atual conjuntura económica e social, marcada pelo aumento da pobreza e pelo impacto profundo nas famílias com crianças, torna o trabalho das Aldeias de Crianças SOS – presente em Portugal desde 1964 – ainda mais relevante. “No último relatório divulgado este ano referente à 2023, a Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) aponta que foram reportados mais de 54 mil casos de crianças em situação de negligencia em Portugal. Esta é uma realidade preocupante e ainda estamos para ver aquilo que será o reflexo da pandemia nestes dados”, nota Emerson Marques.
Deste modo, o mesmo responsável nota que a parceria com a Tetra Pak “é um ato de responsabilidade social que demonstra como empresas podem fazer uma diferença concreta e de muito impacto em Portugal”.
Mais reciclagem, mais impacto positivo
Em 2023, a campanha “Reciclar Alimenta” garantiu 112 mil refeições à Refood, depois de terem sido recicladas 750 toneladas de embalagens de cartão para bebidas no ecoponto amarelo. No ano anterior, tinham sido doados 35 mil litros de leite à Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, graças às 702 toneladas de embalagens de cartão para bebidas recicladas no ecoponto amarelo.
No entanto, esta iniciativa não é o único esforço da Tetra Pak em matéria de promoção da reciclagem em Portugal. “Ao longo do ano, a Tetra Pak desenvolve um trabalho de proximidade com dezenas de escolas, de diferentes níveis de ensino, onde acreditamos que a mensagem de incentivo à reciclagem tem um enorme potencial, pois passa da comunidade escolar para as famílias. A sinergia com municípios ou entidades que trabalham na área da recolha e preparação de resíduos é outra via para alcançar mais e melhores resultados. Recentemente, temos vindo a participar em alguns projetos-piloto que preveem a implementação de sistemas alternativos de recolha, que sejam mais convenientes para o consumidor”, expõe Ingrid Falcão, Sustainability Manager da Tetra Pak Iberia.
Hoje, quem fala em reciclagem fala de inovação e colaboração com investigadores, instituições de ensino e empresas focadas na sustentabilidade e economia circular. Em 2023, a Tetra Pak investiu cerca de 40 milhões de euros para acelerar a reciclagem das embalagens de cartão para bebidas a nível mundial. O valor deve aumentar nos próximos anos para alcançar uma maior circularidade dos materiais.
“As recentes iniciativas e investimentos visam promover a capacidade da UE para reciclar embalagens de cartão para bebidas, incluindo as camadas protetoras de polietileno e alumínio, conhecidas como “polyal”. Este objetivo será alcançado através de novas parcerias ou do reforço das capacidades dos recicladores estabelecidos, para converter todos os materiais das embalagens de cartão para bebidas em novos recursos e materiais de alta qualidade”, conclui Ingrid Falcão.