Recreios das escolas ganham vida com o projeto “Nichos de Biodiversidade”
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No âmbito do projeto europeu LEVERs (Learning Ventures for Climate Justice), do qual o Expolab – Centro Ciência Viva é instituição parceira, responsável pela implementação das atividades em Portugal, está a ser desenvolvido o projeto educativo “Nichos de Biodiversidade”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, o objetivo é, a partir da criação de Jardins de Laurissilva, promover uma maior compreensão sobre a importância da manutenção de uma biodiversidade resiliente, como forma de mitigação das alterações climáticas. Com este projeto, os alunos têm a oportunidade de visitar áreas de Floresta Laurissilva, contactar com investigadores e implementar ações de monitorização dos seus jardins.
Ao longo da próxima semana, entre 27 e 31 de janeiro, serão plantados cinco jardins, em cinco escolas distintas.
Numa ação promovida pelo ExpoLab – Centro Ciência Viva, desenvolvida em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e o Serviço Florestal de Ponta Delgada – Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial; com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, CEFAL – Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM SA, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Junta de Freguesia de São Pedro e Junta de Freguesia de Ginetes.
O projeto LEVERs tem como premissa central o uso da educação como promotor da justiça climática, que através da criação de “Learning Ventures” em 9 regiões (Bélgica, Chipre, Eslovénia, Grécia, Irlanda, Portugal, Sérvia, Suíça e Reino Unido), co-desenhadas por 11 instituições parceiras, lideradas pelo TRINITY COLLEGE DUBLIN, irá desenvolver e implementar programas de literacia científica, recorrendo a novas formas de ação em prol da justiça climática, através de parcerias locais com múltiplos stakeholders (escolas, universidades, unidades de investigação, centros de ciência, ONGs, policymakers, entre outros).