Freixo de Espada à Cinta vai investir 1,15ME em circuito pedonal de 5km até Espanha



O município de Freixo de Espada à Cinta vai investir mais de 1,1 milhões de euros num circuito pedonal para ligar a praia fluvial da Congida à barragem espanhola de Saucelhe, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

“Este percurso será executado em duas fases e terá uma extensão total de cinco quilómetros, que vai ligar a praia fluvial da Congida à Barragem espanhola de Saucelle, ambos os sítios localizados dentro do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) com montante global de 1,15 milhões de euros”, explicou Nuno Ferreira.

De acordo com o autarca socialista deste município do distrito de Bragança, começa a haver investimento nas áreas do PNDI, no âmbito da Cogestão das Áreas Protegidas e assim aproximar as populações.

“Com este projeto, pretendemos criar sinergias entre a natureza e valorizar o território através deste passeio pedonal e alavancar o turismo de natureza no Douro Internacional e, desta forma, contribuirmos para a união de Portugal e Espanha”, vincou Nuno Ferreira.

Segundo o autarca, “falta apenas aprovar o projeto de execução das obras, mas há a garantia de financiamento deste projeto, que vai acompanhar a margem portuguesa do Douro Internacional”.

Num primeira fase, esta obra terá dois quilómetros e na sua segunda fase mais três quilómetros, o que dará um total de cinco quilómetros de extensão onde os visitantes poderão contemplar a avifauna e todo ecossistema desta área protegida, que é tida pelos especialistas como um santuário para as aves rupícolas, como o abutre do Egito, britango, águia de Bonelli, abutre-preto, garça-real, entre outras espécies.

Nuno Ferreira disse ainda que, ao longo de todo o circuito pedonal, haverá painéis interpretativos para melhor se poder perceber todo o potencial desta área protegida ibérica.

“Freixo de Espada à Cinta é uma das portas de entrada no território nacional para quem vem da Europa, sendo importante valorizar este território bem como todos os 19 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal – Douro”, indicou o autarca.

O PNDI inclui os troços fronteiriços dos rios Douro e Águeda, bem como as superfícies planálticas confinantes pertencentes aos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...