Guimarães debate futuro no Urban Innovation Leadership Forum 2025

O município de Guimarães continua a reforçar a liderança na esfera da sustentabilidade enquanto Capital Verde Europeia 2026. Entre 20 e 22 de fevereiro, a comitiva vimaranense esteve presente no Urban Innovation Leadership Forum 2025, em Istambul, na Turquia, para um debate sobre “Como podem as cidades superar os desafios de hoje e preparar o caminho para as inovações de amanhã?”, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, Guimarães foi a única cidade portuguesa com uma participação ativa no evento, com os oradores representantes a terem a oportunidade de apresentar o caminho traçado para alcançar o título de Capital Verde Europeia 2026, o Ecossistema de Governança Guimarães 2030 e o envolvimento dos vários parceiros nas políticas municipais.
O município de Guimarães contou com oradores representantes em dois painéis, no primeiro dos quais debateu a transformação das cidades no caminho da sustentabilidade e da gestão de eventos de crise, bem como a “Liderança Interdisciplinar em Inovação Urbana”.
A conversa foi também protagonizada por representantes da cidade anfitriã e de Cincinatti, nos Estados Unidos da América, contando ainda com insights de Tampere (Finlândia), Granada e Madrid (Espanha) e Roterdão (Países Baixos). Já a segunda sessão consistiu num Urban Shark Tank dedicado à análise de estudos de caso de mobilidade urbana da Turquia, dos EUA e da Europa.
Refira-se ainda que este fórum contou com a colaboração da BABLE Smart Cities, a Urban Innovators Global e a Cidade Metropolitana de Istambul. Além de Guimarães, estiveram presentes no evento Valência e Madrid (Espanha), Apeldoorn (Holanda), Tampere (Finlândia), Nova Iorque, Cincinatti, Aurora e Boston (EUA) e cidades da Irlanda e da Escócia.