Conheça melhor o projecto Óbidos Solar
Foi o vencedor dos Green Project Awards na categoria Produto/Serviço – batendo, entre outros, os projectos Camisola Amarela e a estratégia de aquecimento das piscinas municipais cobertas de Alcácer do Sal e Torrão por um mix de biomassa e energia solar.
Estamos a falar do Óbidos Solar, uma iniciativa integrada no programa Óbidos Carbono Social e que visa promover o uso de energias renováveis na produção de energia com vista à redução da dependência energética e, consequentemente, a redução das emissões de gases com efeito de estufa do concelho de Óbidos.
O objectivo do Óbidos Solar? Apoiar os munícipes e residentes no concelho para adoptar medidas que visem a redução da despesa das famílias, sobretudo através da redução da sua factura energética pelo uso de energias renováveis na produção de energia eléctrica e águas quentes sanitárias (AQS).
Assim, estes munícipes ou residentes no concelho de Óbidos podem candidatar-se à instalação de uma unidade de microprodução nas suas habitações, com recurso ao fotovoltaico e solar térmico.
Com um investimento inicial máximo de mil euros – e cedência de posição contratual, durante um máximo de nove anos, a uma empresa responsável pelo fornecimento e instalação do equipamento – os candidatos podem receber 25% das receitas resultantes da venda de energia eléctrica à EDP. Os restantes 75%, durante os tais nove anos, reverterão para a empresa fornecedora dos serviços.
Mal termine o período de nove anos, 100% das receitas revertem para o candidato ao projecto que, inclusive, terá menos custos com a produção de AQS e a instalação dos painéis solares térmicos já terminada. É um projecto win-win?