Fatou, possivelmente o gorila mais velho do mundo, celebra 68.º aniversário

Este domingo, Fatou, uma fêmea de gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla) celebrou o seu 68.º aniversário no Zoo de Berlim, na Alemanha.
Distinguida pelo Livro de Recordes do Guinness como o gorila mais velho do mundo a viver em cativeiro, Fatou reside nesse parque zoológico desde maio de 1959. Ela terá nascido em regime selvagem por volta de 1957, na região ocidental de África, onde, segundo o Guinness, foi capturada por um marinheiro francês e levada para Marselha (França) onde foi usada como moeda de troca para saldar uma dívida contraída pelo seu captor.
Mais tarde, acabou por ser adquirida por uma comerciante de animais, que, posteriormente, vendeu Fatou ao zoológico berlinense.
“A Fatou é muito especial”, afirma, em comunicado, Andreas Knieriem, diretor do zoo de Berlim. “Não apenas porque, aos 68 anos, está a quebrar todos os recordes etários, mas também por causa do que temperamento calmo e digno que cativa toda a gente.”

Foto: Zoo de Berlim
Os gorilas-ocidentais-das-terras-baixas são uma espécie “Criticamente em Perigo” de extinção, especialmente devido à perda de habitat e à caça furtiva, pelo que, para Knieriem, “a Fatou recorda-nos do quão importante é o trabalho para proteger estes animais fascinantes, porque o seu futuro no seu habitar natural é incerto”.
Para festejar o seu aniversário, os tratadores do zoo de Berlim presentearam Fatou com um bouquet de frutas e vegetais. Devido à sua idade avançada, a gorila não tem já dentes, pelo que as equipas procuram dar-lhe alimentos moles e fáceis de mastigar.
Fatou vive no seu próprio recinto, afastada dos outros gorilas, algo que André Schüle, veterinário da instituição, diz, em nota, dar-lhe “a paz e tranquilidade que ela merece”.
Estima-se que a esperança média de vida dos gorilas-ocidentais-das-terras-baixas em regime selvagem seja entre os 30 e os 40 anos de idade, e em cativeiro entre os 40 e 50 anos, pelo que Fatou é uma autêntica recordista e possivelmente o gorila mais velho do mundo.