Alterações climáticas: bananas podem substituir batatas na alimentação de milhões



A evolução das mudanças climáticas poderá levar a que as culturas da família das bananas se tornem numa fonte de alimentação indispensável a milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com um relatório da CGIAR, a pedido das Nações Unidas.

Assim, a banana poderá substituir as batatas em alguns países em desenvolvimento. Um exemplo desta evolução é a mandioca, que pode ser muito importante nas plantações agrícolas à medida que as temperaturas sobem.

Segundo os autores do estudo, as pessoas terão de se adaptar cada vez mais a novos menus, uma vez que as culturas tradicionais vão tornar-se cada vez mais raras.

A CGIAR analisou os efeitos das alterações climáticas em 22 das mais importantes commodities agrícolas, sendo claro que as três maiores culturas em termos de calorias – milho, arroz e trigo – irão decrescer em muitos dos países em desenvolvimento.

O estudo sugere que a batata, que cresce melhor em climas mais frios, pode também sofrer com a subida das temperaturas e com o clima, que se tornará mais volátil.

“[As mudanças] podem originar uma oportunidade para o cultivo de algumas variedades de bananas” a grandes altitudes, até nos países que hoje cultivam batatas, explicam os investigadores.

“Não é necessariamente uma silver bullet (solução mágica), mas haverá muitos lugares onde as temperaturas vão crescer, e as bananas poderão ser uma opção melhor”, afirmou Philip Thornton, um dos responsáveis pelo estudo.

Segundo a pesquisa, o trigo terá um futuro difícil no mundo em desenvolvimento, onde os preços do algodão, milho e soja empurraram este cereal para terras marginais, tornando-o mais vulnerável às alterações climáticas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...