Farto de gadgets sem vida? Veja um teclado de madeira e musgo (com FOTOS)
Farto da estética “fria e sem vida” dos objectos tecnológicos, Robbie Tilton decidiu criar um teclado que respira natureza, construído a partir de madeira e musgo. Nada de plástico, vidro ou metal, o que faz deste, provavelmente, o teclado mais sustentável de sempre.
Denominado Natural Keyboard, o objecto foi desenvolvido em parceria com Danny Rozin. “Estamos rodeados de gadgets tecnológicos de vidro, metal e plástico. Enquanto sociedade, estamos constantemente e retirarmo-nos da natureza e vamos na direcção de uma variedade de objectos que são visualmente muito clean, mas também desinteressantes e ineptos”, revelou Tilton.
O criativo dá ainda algumas dicas sobre qual o caminho da tecnologia. “E se a nossa tecnologia vivesse e respirasse? E se precisássemos de a regar, à noite, para que ela florescesse? Se esta fosse táctil e visualmente estimulante, será que as interacções dos utilizadores mudariam? E a sua relação com o objecto, também mudaria?”, questiona Tilton.
O teclado verde tem como base a interpretação de um teclado da Apple, sendo formado por duas folhas de madeira. A peça principal foi moldada com o recurso a água quente e presa ao local.
Os componentes electrónicos foram acrescentados de volta ao seu lugar quando o pedaço de madeira ficou seco. Inicialmente, Tilton quis utilizar musgo verdadeiro, que pudesse crescer. No entanto, a falta de tempo e dificuldade em encontrar musgo em Nova Iorque levou-o a utilizar musgo falso, apenas para demonstrar o conceito.