Alterações climáticas ameaçam bambu que alimenta pandas



Os pandas estão certamente no topo da lista dos animais mais amados do Planeta, sendo um símbolo de biodiversidade e utilizado várias vezes, para um público infantil, como um animal simples e divertido.

Sabe-se que o panda é um animal em perigo de extinção, segundo a lista vermelha da IUCN, mas agora as preocupações são maiores. É que o aumento da temperatura na China, na sequência das alterações climáticas, irá colocar em risco o crescimento de bambu, uma das únicas fontes de alimento dos pandas.

De acordo com especialistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a única forma de contornar esta situação é plantar esta planta exótica noutros habitats, em zonas elevadas.

“É difícil, mas acho que ainda há esperança se tomarmos acções rapidamente. Se esperáramos, poderá ser tarde demais”, explicou Jianguo Liu, cientista de sustentabilidade da universidade norte-americana.

Os pesquisadores utilizaram vários modelos de alterações climáticas para projectar o futuro para três espécies de bambu que servem de alimento para os pandas da região chinesa de Qinling. São nestas montanhas que vive um quarto de toda a população de pandas do mundo.

Estes modelos variavam tendo em conta previsões específicas, uma por cada prognóstico de aumento de temperatura no próximo século. Os resultados sugerem que se o bambu estiver restrito à actual área de distribuição, entre 80 a 100% irá desaparecer no final do século, uma vez que não crescerá em ambientes de altas temperaturas.

No entanto, se eles forem plantados em novas áreas, mais frescas – e que atingirão as temperaturas dos actuais habitats dos pandas – ainda há esperança.

Para além da China, há pandas em jardins zoológicos de todo o mundo e centros de reprodução. Um dos principais problemas dos pandas é a sua dependência de uma única fonte de alimentação. Se ela acabar, toda a espécie será uma visão do passado em poucas décadas





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...