Petição apela à protecção das áreas marinhas
A Liga para a Protecção da Natureza (LPN) assinala hoje o Dia Nacional do Mar com o lançamento de uma petição na Internet, a pedir ao Governo para implementar áreas marinhas protegidas. O objectivo é melhorar a gestão dos recursos e evitar a degradação dos oceanos.
Segundo o Público, a iniciativa insere-se no âmbito da plataforma electrónica “eMPOWER”, criada por Portugal, Itália e Grécia para envolver os cidadãos nas decisões políticas europeias sobre o ambiente.
“Esta petição serve para chamar a atenção do público que esta acção está a decorrer e pedir o apoio para esta questão da implementação das áreas marinhas protegidas, um dos instrumentos mais importantes para a protecção dos oceanos”, referiu a presidente da associação ambientalista, Alexandra Cunha.
A responsável acrescentou ainda que a definição das áreas marinhas protegidas vai permitir um maior controlo das actividades desenvolvidas nestas zonas.
Actualmente, existem em Portugal continental quatro áreas marinhas protegidas definidas, mas somente uma delas está implementada e com plano de ordenamento, o Parque Marinho Luiz Saldanha, na Arrábida.
Recorde-se que a importância do mar tem sido também defendida pela Universidade do Algarve, que em 2011 vai lançar um programa europeu de doutoramento na área dos ecossistemas marinhos. As alterações climáticas e a falta de oxigénio no fundo do mar são exemplos de temas que serão abordados no MARES.