SEA LIFE Porto renova o Porto dos Pinguins e acolhe novos habitantes
Há seis anos, o SEA LIFE Porto inaugurava o Porto dos Pinguins, um espaço pensado para acolher, pela primeira vez na cidade, uma colónia de Pinguins-de-Humboldt. Desde então, estes carismáticos habitantes tornaram-se uma das maiores atrações do aquário e, em 2025, escreveram um novo capítulo na história da conservação marinha em Portugal, com o nascimento das duas primeiras crias da espécie na Invicta, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, após esse marco, e numa altura em que os Pinguins-de-Humboldt se encontram classificados como “vulneráveis” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o aquário realizou um investimento de mais de meio milhão de euros na renovação, otimização e expansão do seu habitat, de modo a acolher o aumento da colónia, tanto por via de novos nascimentos como da chegada de novos pinguins, contribuindo para a sua preservação.
O novo espaço, recentemente concluído, foi pensado para reforçar as condições do habitat natural dos Pinguins-de-Humboldt, através de um design que integra mais pontos de concentração, acesso e circulação de água, tanto na área de observação como nas zonas técnicas, garantindo uma experiência mais realista, diversificada e enriquecedora.
“A renovação deste habitat reflete o nosso compromisso com a conservação dos oceanos e das espécies que os habitam. Após sermos bem-sucedidos nos nossos esforços de reprodução desta espécie tão emblemática, e cada vez mais vulnerável, queremos continuar a proporcionar as melhores condições possíveis a esta colónia, permitindo-lhe crescer de forma sustentada”, explica Rui Ferreira, Diretor Geral do SEA LIFE Porto. “Cada nascimento é uma vitória, não apenas para o aquário, mas para o esforço global de proteção de uma espécie cada vez mais ameaçada”, conclui.
A colónia portuense passa agora a contar com um total de 11 pinguins, quatro dos quais provenientes do SEA LIFE Scheveningen, nos Países Baixos, no âmbito dos programas de reprodução da fundação SEA LIFE Trust. “A introdução de novos indivíduos e o aperfeiçoamento do habitat são passos fundamentais para estimular comportamentos naturais de reprodução e assegurar o bem-estar do grupo”, explica Ana Ferreira, curadora do SEA LIFE Porto.
O novo Porto dos Pinguins consolida o papel do SEA LIFE Porto como embaixador da conservação marinha, aproximando o público dos desafios que ameaçam os Pinguins-de-Humboldt nos seus habitats de origem, como a sobrepesca, a destruição de ninhos, a poluição marinha e as alterações climáticas.
Os visitantes podem conhecer o renovado habitat e os novos habitantes do aquário no parque exterior do SEA LIFE Porto, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 18h, e ao fim de semana entre as 10h e as 19h, com a última entrada 45 minutos antes do fecho.