Portugal recebe hoje os primeiros Nissan Leaf do continente europeu
A Nissan entrega hoje, em Lisboa, os primeiros dez carros eléctricos Leaf no continente europeu. Segundo a empresa, estes primeiros Nissan Leaf serão entregues a várias entidades que integram o consórcio Mobi-e, a rede de mobilidade eléctrica de Portugal.
Assim, a Nissan irá entregar um veículo eléctrico à Siemens, EDP Inovação, Critical Software e Efacec. O grupo Martifer, por outro lado, receberá pelo menos quatro Nissan Leaf, enquanto também o Governo português deverá ser contemplado com esta primeira “entrega” de veículos eléctricos.
Antes, a empresa nipónica tinha já enviado alguns carros eléctricos para o mercado norte-americano e outros para o japonês.
Portugal será também o primeiro país europeu a vender o Leaf, o que acontecerá já em Janeiro.
O Leaf é um veículo de cinco portas e cinco lugares movido exclusivamente a electricidade, sendo que uma carga completa permite circular cerca de 160 quilómetros, satisfazendo assim as necessidades de 80% dos condutores que conduzem um automóvel num dia normal.
O motor eléctrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio, que poderá ser carregada em menos de 30 minutos até 80% da sua capacidade. Segundo a própria Nissan, o custo de utilização do Leaf, em Portugal, rondará os 1,05 euros por cada 100 quilómetros. O carro custará 32.250 euros.