Austrália aterrorizada por crocodilos após ciclone Tasha
O ciclone Tasha provocou fortes inundações no leste da Austrália que deslocaram vários crocodilos para áreas urbanas, nomeadamente na zona de Ingham, dois mil quilómetros a norte de Sydney, onde foram avistados, nas últimas horas, vários animais. A população está em risco e assustada, disse a rádio ABC.
O sudeste da Austrália foi afectado por chuvas intensas, que levaram à evacuação de milhares de pessoas, isolando a região, que está a ser percorrida pelos meios de resgate. Estas são as piores inundações desde 1974, quando uma série de tempestades fez transbordar os rios.
Em 1999, uma criança, de cinco anos, desapareceu, alegadamente devorada por um crocodilo, numa altura em que se fazia sentir uma tempestade muito semelhante à deste Natal. Agora, o presidente da Cârama de Iggham, Andrew Lancini, tem receio que algo de muito parecido volte a acontecer, especialmente após vários animais terem sido avistados.
Segundo os especialistas, as tempestades estarão a ser provocados pela La Niña, que faz com que as correntes marinhas do Oceano Pacífico mais frias e aumenta a intensidade das chuvas.
Descubra mais no site do G1.