Sociedade Ponto Verde organiza conferência de “Green Public Procurement” em Fevereiro



A Sociedade Ponto Verde está a organizar um seminário sob o tema “Green Public Procurement” (GPP), que irá decorrer na Fundação Oriente, em Lisboa, em Fevereiro próximo. A inscrição poderá ser feita na página oficial do evento, por 150 euros, que reverterão para um projecto de responsabilidade social.

Um dos objectivos da iniciativa é contribuir para a criação de um “Livro Branco”, que apresentará um conjunto de conclusões e propostas de acção, ou seja, uma compilação de ideias que podem ajudar à tomada de decisões sobre compras públicas ecológicas, tendo em conta a procura de bens, produtos ou serviços com um reduzido impacto ambiental ao longo do seu ciclo de vida.

“Com a organização deste seminário, ambicionamos colocar Portugal na dianteira dos países europeus, no que diz respeito à redução do impacto ambiental causado pelas compras, produtos ou serviços”, adiantou o director-geral da Sociedade Ponto Verde, entidade licenciada para organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos de embalagens. Luís Veiga Martins revelou ainda que o evento contará com a presença da ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território.

Dulce Pássaro falará sobre “Administração Pública e Local: Compras Públicas Ecológicas”, enquanto o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques, também presente, debruçar-se-á sobre o tema “GPP e o programa de redução do défice público nacional e o plano de estabilidade e de crescimento”. O programa conta ainda, da parte da manhã, com a apresentação “GPP: Um Plano de Acção Nacional para Portugal?”, pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Compras Públicas, Paulo Magina.

Segue-se uma abordagem dos aspectos legais relacionados com o “Green Public Procurement”, por Cláudia Soares, e a abordagem da Suécia ao GPP, pelo director-geral da agência de ambiente SEMCo, Sven-Olof Ryding. À tarde, a conferência, que reúne empresas e associações do sector, dará a conhecer alguns casos de estudo da área da construção e telecomunicações, além de serem apresentados os desafios e oportunidades numa sociedade de consumo.

Actualmente, as autoridades públicas da União Europeia (UE) despendem, por ano, 16% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em bens e serviços. Grande parte desta despesa faz-se em sectores com grande impacto ambiental, como os transportes, construção e mobiliário, avançou a Sociedade Ponto Verde, em comunicado.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...