“É preciso uma avaliação do clima em tempo real”



Depois de ter sido acusado de erros graves no seu relatório de 2007, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) da ONU é agora chamado de lento e irrelevante.

Estas são as principais conclusões de uma avaliação que será conhecida a 30 de Agosto e que terá sido pedida pelo secretário-geral da própria ONU, Ban Ki-moon.

“Esta é uma crise embaraçosa mas útil”, explicou Hans Joachim Schellnhuber, director do Instituto Potsdam para a Investigação sobre Impactos Climáticos e que é um dos especialistas que coordena esta avaliação do IPCC.

De acordo com o responsável, o IPCC deveria ser mais célere a apresentar as tendências de aquecimento globais e a identificar possíveis erros.

O grupo de peritos dá como exemplo de “lentidão” do IPCC a insuficiência de avaliar, em tempo real, fenómenos meteorológicos extremos como as inundações no Paquistão ou a onda de calor da Rússia.

“É preciso que haja uma avaliação do clima em tempo real”, explicou Kevin Trenberth, responsável pela análise climática no Centro Nacional norte-americano para a Investigação da Atmosfera.

No dia 30 de Agosto, uma segunda-feira, cá estaremos para analisar toda a avaliação do IPCC.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...