Marcelo Rebelo de Sousa: proposta de redução de deputados é “facto de diversão”
Marcelo Rebelo de Sousa considerou ontem que a polémica em torno da redução do número de deputados, uma ideia apoiada pelo ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, não passa de um “facto político e de diversão”.
Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que sempre foi a favor da redução do número de deputados e, enquanto líder do PSD, negociou com o PS esta redução para os 180 – “através de lei, para não ter que se mudar a constituição”. “Mas depois nunca se votou esta lei”, acrescentou.
Agora, Marcelo Rebelo de Sousa diz que Jorge Lacão “levantou a questão não por devaneio, mas quis criar um facto político num momento que” é preciso fazê-lo para a opinião pública. “Em segundo lugar é uma manobra de diversão, enquanto se discutir isso não se discutem outros temas”, concluiu.
Recorde que o Governo quer reduzir o número de autarquias.
Entretanto, ficou-se ontem também a saber que o PSD aceitou uma reunião com Jorge Lacão sobre a redução do número de deputados.
Segundo Miguel Macedo, esta é uma ocasião que “pode permitir ao PS criar as condições políticas necessárias” à concretização de uma proposta constante no Programa do Governo.
Recorde-se que tanto o PS como o Governo já garantiram que não aceitarão qualquer mudança legal que implique uma diminuição do número de deputados dos actuais 230.