EUA: energia renovável é mais barata que o carvão



Um novo estudo avança que, nos Estados Unidos, os parques eólicos são menos dispendiosos do que as novas fábricas movidas a carvão e custam o mesmo, se não menos, do que as novas fábricas de gás natural. Se olharmos para os custos do aquecimento e para os problemas de saúde causados pelas emissões de carbono e dióxido de enxofre, os números depressa começam a cair a favor da energia renovável.

Segundo o Inhabitat, o relatório examina o Custo Social do Carbono (SCC) – a métrica é actualmente usada pelo governo norte-americano e avalia o dano que uma tonelada de CO2 emitida hoje tem e terá nos EUA.

Mesmo os cálculos mais conservadores do SCC mostram que é mais barato construir um novo parque eólico do que uma nova fábrica a carvão – incluindo o carvão com captura e armazenamento de carbono, sempre que possível. Os custos das fábricas movidas a gás natural são significativamente menores do que as de carvão, mas continuam a situar-se junto ou acima dos custos dos parques eólicos.

“Os resultados do estudo mostram que o nosso sistema de energia eléctrica, que gera na totalidade 40% da poluição de dióxido de carbono do país, é caro”, afirmou num comunicado de imprensa o autor do estudo, Laurie T. Johnson, economista-chefe do National Resources Defense Council. “A transição para uma energia mais limpa não vai apenas ajudar a proteger-nos a nós e aos nossos filhos e netos das alterações climáticas, é também uma boa economia.”

Foto: Sob licença Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...