Google transforma “mentira” de 1 de Abril em tecnologia real
O Google emitiu um pedido de patente de controlos de automóveis baseados em gestos. Apesar de este tipo de sistemas ser actualmente bastante básico e ineficaz, o gigante da internet pretende diversificar a tecnologia, tornando possível mudar a estação do rádio ou ajustar o ar condicionado com pouco mais do que um aceno de mão.
A patente do Google mostra um sistema que utiliza uma câmara de profundidade colocada no tecto e um scanner a laser que lê gestos simples, como comandos para a operação do veículo. Da mesma forma que a tecnologia de condução autónoma pode tornar as estradas mais seguras, reduzindo os acidentes fruto de erro humano ou condução desatenta, os controlos de gestos poderiam também produzir os seus próprios benefícios de segurança rodoviária.
O Inhbitat explica que, em vez de uma codificação com botões nas portas ou no volante, um simples aceno de braços poderia servir para abrir ou fechar uma janela e ajustar o volume do rádio.
Ironicamente, o Google fingiu ter lançado há dois anos o Gmail Motion – uma piada de 1 de Abril que sugeria que a empresa estava a desenvolver uma nova linguagem que permitiria interagir com o Gmail através de gestos corporais. Agora, com esta patente, a ideia já não soa assim tão ridícula.