Coelhos selvagens estão a ameaçar produção de gin tónico



Os coelhos selvagens estão a ameaçar o tradicional gin tónico britânico através com consumo intensivo de bagas de zimbro, o ingrediente essencial para a bebida. A quantidade de bagas de zimbro consumida por estes animais tem sido de tal maneira elevada que os peritos acreditam que a planta pode ser dizimada em algumas partes do Reino Unido.

A ameaça às bagas de zimbro levou já uma conhecida marca produtora de gin, a No.3 London Dry Gin, a doar €1.219 (R$3.941) para o Steyning Downland Scheme, uma organização social, para salvar a planta, que também está sob a ameaça de uma doença. O dinheiro vai ser utilizado para colocar cercas em volta das plantas de zimbro perto de Lancing, no oeste de Sussex – ainda assim, parece-nos pouco para erradicar o problema.

Além dos coelhos, o zimbro está também sob a ameaça da doença dos Phytophthora austrocedrae, um género de protistas que infectam a planta através da raiz e provocam a redução da folhagem e, posteriormente, a morte.

Segundo Tim Wilkins, da Plantlife, uma organização de defesa desta espécie de planta, o “zimbro tem vindo a diminuir ao longo das últimas décadas”. “Sem nenhum tipo de acção, o zimbro corre o risco de extinção em Sussex e em muitas partes baixas de Inglaterra no espaço de 50 anos”. Porém, a extinção do zimbro não afecta apenas a espécie em si. “Tal calamidade representará mais do que a perda de uma única espécie – o zimbro suporta mais de 40 espécies de insectos e fungos que não conseguem sobreviver sem esta planta”, indica Wilkins.

O zimbro é uma das três espécies de plantas coníferas nativas do Reino Unido e foi uma das primeiras árvores a colonizar este território despois da última Idade do Gelo. A planta tem diminuído ao longo das últimas décadas e muitos dos condados do sul de Inglaterra perderam mais de 60% da população. Na Escócia – o maior produtor de zimbro do Reino Unido – a planta desapareceu de mais de um quarto das áreas onde era anteriormente encontrada.

Foto:  kretyen / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...