Nova aplicação permite diagnóstico médico via smartphone
O smartphone que traz no seu bolso – e que provavelmente utiliza mais como se fosse um mini-computador do que um telefone – pode vir a tornar-se num elemento essencial para o futuro da medicina, graças a uma nova aplicação que permite que o aparelho seja utilizado como um dispositivo de diagnóstico médico portátil, tornando mais fácil e rápida a monitorização das condições médicas.
Actualmente, os telemóveis são muito mais do que simples dispositivos de comunicação. Estes, quando combinados com a sua máquina fotográfica integrada e uma nova aplicação, podem também transformar-se em sistemas capazes de medir, analisar e transmitir dados, de forma eficaz entre pacientes e médicos.
A nova aplicação foi desenvolvida pela Universidade de Cambridge, chama-se Colorimetrix e utiliza a máquina fotográfica dos smartphones para analisar com precisão exames médicos baseados em cores (exames colorimétricos).
Estes testes colorimétricos são utilizados para monitorizar a urina, saliva ou outro fluido corporal de um paciente, de modo a detectar patologias como a diabetes, doenças renais e infecções urinárias.
O ponto fraco destes testes colorimétricos é a interpretação, uma vez que podem ser difíceis de ler com precisão e estão propícios a leituras falsas, conduzindo a uma possibilidade de diagnósticos e tratamentos incorrectos, segundo o Treehugger.
Também ajuda animais e monitoriza o ambiente
A aplicação Colorimetrix está programada para fazer uma leitura mais precisa destes resultados, pois utiliza a máquina fotográfica e um conversor dos dados dos testes num valor numérico, que pode ser visualizado no ecrán do telemóvel ou enviado para um profissional de saúde, de forma a obter uma maior análise e interpretação,
“O analisador de teste Colorimetrix é uma aplicação que transforma qualquer smartphone num espectrofotómetro portátil, permitindo a medição semi-quantitativa de tiras do teste colorimétrico ou soluções”, referiu a empresa ao Treehugger.
Esta aplicação vai estar disponível para plataformas Android e iOS e prevê relatar com precisão as proteínas, o pH e a glicose, a partir de testes de urina, sem necessidade de utilizar qualquer outro hardware. Pode ser utilizada ainda para ajudar animais e até monitorizar o ambiente.
Leia mais sobre esta aplicação no Green Savers Angola.