Países europeus podem ficar sem combustíveis fósseis em apenas cinco anos



Vários países da União Europeia, incluindo a França, Itália ou Reino Unido, estão a enfrentar uma crise de escassez de recursos naturais, podendo ficar rapidamente sem combustíveis fósseis. Segundo um relatório do Instituto Global de Sustentabilidade da Universidade Anglia Ruskin, na Inglaterra, há nações que são completamente dependentes de três países para importar recursos energéticos – Rússia, Noruega e Qatar – e que poderão ficar sem energia dentro de apenas um ano.

Segundo o estudo, a França tem menos de um ano de petróleo, gás e carvão, enquanto que a Itália está na mesma situação, tendo ainda, porém, mais 12 meses de petróleo. O Reino Unido está numa situação um pouco melhor: 5,2 anos de petróleo, 4,5 anos de carvão e três de gás.

No leste europeu, a situação é mais confortável. As reservas de carvão são de 73 nos na Bulgária e 34 anos na Polónia. A Alemanha tem 250 anos de carvão, mas menos de um de petróleo e dois de gás, segundo o estudo (abrir PDF).

A Rússia encontra-se no lado oposto, com 50 anos de reservas de petróleo, 108 de gás e mais de 500 de carvão. “Os mapas mostram a vulnerabilidade em muitas partes da Europa e um quadro de economias altamente endividadas, co a ameaça crescente de aumento dos preços globais da energia”, explicou Aled Jones, director do instituto.

Em termos de reservas de gás natural, por exemplo, o Qatar tem mais de 1000 anos de reservas, tendo em conta o consumo interno, e a Noruega mais 420 anos.

Assim, é indispensável que os países que mais sofrem da falta de combustíveis fósseis façam a sua transição para a economia verde, alicerçando nas renováveis as fontes de energia alternativa: eólica, solar e ondas do mar.

Foto:  OakleyOriginals / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...