eSolidar: uma plataforma de comércio solidário que nasceu em Braga



“A maioria das organizações sem fins lucrativos gasta cerca de 75% do seu tempo tentando angariar fundos para serem sustentáveis. Muitas estão presas num ciclo vicioso que ameaça a sua capacidade de aumentar os recursos necessários para terem sucesso”.

É através do desejo de resolver este problema das instituições de cariz social que nasce a “eSolidar”, a primeira plataforma portuguesa que promove a compra, venda, partilha e leilão de produtos para ajudar instituições de solidariedade sem fins lucrativos.

A eSolidar é um espaço de comércio electrónico onde, para cada produto a transaccionar, o vendedor tem a possibilidade de definir uma percentagem do valor da venda – visível a qualquer pessoa – que reverta para uma instituição sem fins lucrativos à sua escolha. “A missão da eSolidar é assim potenciar a comunidade para aumentar a visibilidade e sustentabilidade as organizações sem fins lucrativos através de ferramentas tecnológicas e sociais”, refere a plataforma em comunicado.

A aplicação, desenvolvida em Braga, permite ainda a qualquer associação sem fins lucrativos a aderir e registar-se na plataforma, de maneira a poder vender, criar a sua própria loja e disponibilizar leilões de experiências ou produtos exclusivos de organizações e celebridades.

O sistema da eSolidar é então baseado em três ferramentas de e-commerce que se completam: lojas sociais para as organizações, leilões solidários e mercado online. As lojas permitem a cada organização vender os seus artigos e exportar a loja para uma página de Facebook ou website. Os leilões permitem a celebridades e entidades disponibilizarem artigos pessoais ou experiências para leilão, sendo o valor revertido para uma associação. No mercado online qualquer pessoa pode vender os seus artigos e cada vendedor define uma percentagem do valor de venda que reverte para uma organização.

A plataforma, que foi lançada esta semana, tem já a decorrer dois leilões, cujas receitas revertem para o Mundo de Carolina, uma associação que ajuda crianças. Em leilão está uma camisola autografada e uma bola do último encontro entre o Benfica e o Olhanense. O outro leilão vai reverter para a Associação Justiça para Todos e a licitação está uma camisola assinada pelos jogadores da selecção que estiveram presentes no Euro 2012.

Foto:  Ian D / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...