Google entra no negócio das colheres inteligentes para ajudar pessoas com Parkinson



O Google acaba de adquirir a Lift Labs, empresa responsável por desenvolver uma colher que auxilia pessoas com a doença de Parkinson. A empresa vai juntar-se ao Google X, divisão responsável pelos projectos futuristas como os carros autónomos e os drones.

Esta colher “especial” tem um cabo equipado com um sensor que detecta os tremores que atingem, por exemplo, as pessoas com Parkinson e “anula-os” em até 70%, ajudando a estabilizar o movimento, avança a empresa em comunicado. A tecnologia usada no produto é semelhante à dos estabilizadores de imagem das câmaras, que compensam os movimentos das mãos ao tirar uma fotografia.

Segundo o agregador O Meu Bem Estar, o Google pretende ainda, com esta tecnologia, melhorar a percepção e a gestão das doenças neuro-degenerativas.

A aquisição agora anunciada é mais um exemplo de como a multinacional norte-americana está interessada em expandir o seu negócio na área da saúde. No início do ano, a empresa anunciou uma lente de contacto inteligente que detecta a taxa de glicose de uma pessoa através da lágrima, ajudando os diabéticos a controlar a doença. O produto será desenvolvido em parceria com a farmacêutica Novartis.

A iniciativa para desenvolver aparelhos que auxiliam pessoas com Parkinson partiu principalmente de um dos fundadores do Google, Sergey Brin. Para além da sua mãe sofrer de Parkinson, Brin descobriu que sofre de uma mutação genética, o que aumenta a probabilidade de também sofrer da doença.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...