Maior quinta eólica de África vai alimentar 1,5 milhões de habitações
A maior quinta eólica do continente africano, a Tarfaya Energy Project, começou a produzir energia a partir da costa atlântica sul de Marrocos. Com cerca de 8.900 hectares, as 131 turbinas eólicas deverão evitar a emissão de 990.000 toneladas de dióxido de carbono todos os anos.
O projecto começou a ser construído em 2013 e ficou recentemente concluído, sendo uma parceria da GDF Suez e da Nareva Holding. Com um custo de cerca de €452 milhões, a quinta de Tarfaya deverá produzir energia suficiente para alimentar 1,5 milhões de habitações em Marrocos.
Cada uma das 131 turbinas tem capacidade para produzir 2,3 megawatts de electricidade, para um total combinado de 15% da meta de energia eólica que o Governo de Marrocos quer ter implementado em 2020, escreve o Inhabitat. Ao longo dos próximos cinco anos, o Governo marroquino tem planos para instalar outras quintas eólicas para gerar 2.000 megawatts de electricidade que serão depois distribuídas pela rede eléctrica nacional. Quando estes projectos estiverem concluídos, 42% da capacidade eléctrica de Marrocos provirá de fontes renováveis.
Foto: jacilluch / Creative Commons