Túnel Solar fornece energia para rede de alta velocidade entre Amesterdão e Paris



O serviço de alta velocidade entre Amesterdão e Paris utilizou esta semana, pela primeira vez, electricidade gerada por um… túnel solar. A inovação utiliza 16 mil painéis solares, espalhados por 3,5 quilómetros em Antuérpia, Bélgica, e que cobrem uma área de 50 mil metros quadrados. O equivalente, por exemplo, à área de oito campos de futebol.

Estes painéis têm capacidade para gerar cerca de 3,300 MW de electricidade por hora, o suficiente para fazer andar quatro mil comboios todos os anos. A electricidade gerada pelos painéis é também utilizada noutras infra-estruturas, como pontos de electricidade nos comboios, sinais e iluminação.

O projecto foi desenvolvido pela Enfinity, uma empresa norte-americana. De acordo com um porta-voz da empresa, Steven De Tollenaere, a utilização de painéis solares ajudar a baixar os custos do sector dos transportes, a eliminar os gastos de energia e reduzir as emissões de CO2 para 2.400 toneladas por ano.

O primeiro comboio a utilizar esta tecnologia, que custou 13,4 milhões de euros, já rolou na segunda-feira. A Enfinity espera agora exportar a tecnologia para outros mercados, incluindo o próprio mercado norte-americano.

Leia a notícia na The Ecologist.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...