A aranha com três superpoderes
A Aranha-portia é um tipo de aranha pertencente à família das Aranhas Saltadoras. São aracnofágicas, isto é, alimentam-se de outras aranhas, principalmente de aranhas que constroem teias (Tendo 10% a 200% mais tamanho que as Portia), mas também se alimentam de outras espécies, até de outras aranhas portia.
São consideradas geniais, devido às técnicas de caça que demonstram e que sugerem que são capazes de aprender e resolver problemas, capacidades normalmente atribuídas a animais de maiores dimensões.
Estas aranhas também imitam o comportamento das suas presas, destroem as redes de aranhas hospedeiras e devoram-nas. São conhecidas pelo seu movimento de saltar, o que torna a sua estratégia de caça ainda mais elaborada – podem saltar uma distância equivalente a 50 vezes o tamanho do seu corpo.
Outro superpoder é o seu sentido da visão extremamente apurado, capaz de identificar as suas possíveis refeições no meio da vegetação. O terceiro é a sua genialidade, sendo capazes de mapear o ambiente tridimensionalmente e formular as melhores estratégias de ataque.
Existem cerca de 17 espécies, encontradas em África e Ásia, e cada uma demonstra diferentes técnicas de caça. Têm uma expectativa de vida estimada em 1,5 anos.