A nossa visão é “assegurar que a Mobilidade seja cada vez mais sustentável e acessível a todos”, Mariana Gonçalves e Patrícia Bação, Norauto



Em entrevista à Green Savers, Mariana Gonçalves, Responsável de Comunicação Externa & Impacto Positivo eixo Planet e Profit e Patricia Bação, Responsável de Comunicação Interna & Impacto Positivo eixo People da Norauto, falam-nos sobre a estratégia ESG da empresa, assim como o orgulho que sentiram em receber o prémio “Escolha Sustentável” e ainda analisam o futuro do setor que, acreditam, estar cheio de oportunidades.

Quais os eixos fulcrais da vossa estratégia ESG? 

Como empresa do Grupo Mobivia, assumimos como fundamental o nosso compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e é por este compromisso que nos empenhamos e nos reinventamos.

A nossa estratégia ESG procura soluções que nos permitam criar valor em 3 eixos fundamentais: Pessoas, Planeta e Prosperidade. Pessoas, porque no nosso ADN somos uma empresa que coloca as pessoas no centro da organização. Planeta, porque desenvolvemos a nossa atividade procurando minimizar o nosso impacto ambiental e simultaneamente integrar e promover o desenvolvimento das comunidades locais. E Prosperidade porque procuramos desenvolver e entregar cada vez mais soluções ecológicas, integrando a sustentabilidade como parte do plano de negócios, tornando a mobilidade dos portugueses mais acessível e sustentável para todos.

Temos uma estratégia que pretende acompanhar a organização de forma transversal, criando um impacto cada vez mais positivo em áreas como o bem-estar, segurança e satisfação das nossas pessoas, reduzindo o impacto sobre o planeta e otimizando recursos através de práticas assentes na responsabilidade, na ética e nos valores humanos.

 

Fale-nos um pouco das ações que têm desenvolvido, no âmbito da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Existimos para que a mobilidade dos portugueses seja acessível e sustentável para todos. Procuramos desenvolver e entregar cada vez mais soluções ecológicas, mas também inovar na oferta de produtos e serviços, no sentido de prolongar a vida útil de cada veículo, de cada motor, de cada peça. Esta é uma prioridade para nós e o núcleo do nosso negócio. Para o futuro temos uma visão simples, mas ambiciosa: assegurar que a Mobilidade seja cada vez mais sustentável e acessível a todos!  Como tal, apostamos na comercialização de produtos com embalagens eco-friendly, na oferta de soluções de mobilidade duráveis, como bicicletas, trotinetes e scooters elétricas ou eco serviços, como a Eco Revisão Oficial e o Serviço de Descarbonização. Disponibilizamos produtos reutilizáveis através do serviço de aluguer de malas de tejadilho, suportes de bicicletas, reboques e de bicicletas elétricas.

De forma a acompanhar a transição automobilística, a Norauto dispõe, ainda, de serviços e produtos para viaturas elétricas e híbridas, como a manutenção (Pneus, Revisão, Ar Condicionado,…) e a venda e instalação de carregadores elétricos ao domicílio, dando assim uma resposta às novas necessidades dos automobilistas com toda a confiança e expertise Norauto, através da aposta contínua na formação das nossas pessoas e na sua especialização “TEC-Elec” neste novo universo de viaturas.

A mais recente aposta são os pneus Leonard, fabricados em França pela Black-Star, uma empresa do grupo Mobivia com 40 anos de experiência, e o único fabricante francês especializado na produção de pneus recondicionados para veículos ligeiros, compostos por 80% de material reciclado, com uma performance premium, por um valor muito mais baixo.

Por outro lado, damos continuidade ao nosso compromisso de redução do impacto ambiental através da criação de canais de reciclagem. Para os vários tipos de resíduos, perigosos ou não, criámos um canal específico de triagem, recolha e reciclagem e disponibilizamos também, nalguns dos nossos centros, uma Recycling Wall onde os clientes podem depositar os seus produtos em fim de vida, os quais encaminhamos posteriormente para reciclagem.

Mas a sustentabilidade representa muito mais do que a questão climática. E por isso também estamos empenhados na saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores, trabalhando para lhes proporcionar a melhor qualidade de vida possível e a criação de um ambiente de segurança que promova a redução de acidentes de trabalho.

Além disso, construímos soluções de produtos que permitam ao Cliente viajar em segurança, como capacetes e cadeados de bicicleta, coletes refletores, pequenos extintores de incêndio, entre outros.

Os produtos e serviços que concebemos são sempre acompanhados de um pilar fundamental na nossa Estratégia de RSE, a Formação e o Desenvolvimento das equipas.  Não nos limitamos às obrigações legais, vamos mais longe. Formar e desenvolver os nossos colaboradores nestas matérias é uma vantagem competitiva, mas sobretudo uma vantagem na empregabilidade das nossas pessoas.

Cientes do nosso propósito, criámos o grupo “Voluntários Norauto”, que mantêm uma relação de proximidade com parceiros e diversas ONGs ao longo de todo o país. Atividades como plantação de árvores, ações de limpeza de praias ou matas, recolha de bens ou angariação de donativos constituem um elo de ligação fundamental com benefícios para o meio ambiente e instituições, ao mesmo tempo que potenciam o reforço da motivação das equipas. Temos ainda à disposição de todos os colaboradores uma app de que promove a atividade física e que paralelamente lhes permite transformar a sua energia em donativos para ONGs à sua escolha, fomentando assim uma dinâmica interação entre as diversas equipas e um ambiente mais saudável.

 

Foram recentemente distinguidos como “Escolha Sustentável”. De que forma veem este prémio e como pode impactar a vossa jornada futura?

A segurança, e sobretudo a saúde, estão relacionadas também com o ar que respiramos. Todos os anos, a poluição atmosférica mata, infelizmente, 6.000 pessoas em Portugal. É por isso que, como protagonista na transição e como parte da nossa trajetória de baixo carbono, queremos apoiar os nossos clientes e fornecer-lhes soluções para reduzir ao máximo a sua pegada.

Para tal, apostamos na criação de serviços que reduzam as partículas nocivas e contribuam para um ar mais saudável, como é o caso da Eco Revisão Oficial, uma revisão sustentável que inclui um diagnóstico de emissões e permite medir a sujidade do motor, identificar componentes defeituosos, contribuindo para uma redução das emissões de gases poluentes e da pegada ecológica.

Este prémio, que teve este ano a sua 1ª edição, analisou 5 critérios específicos – arquitetura do produto/serviço, inovação, sustentabilidade, comunidade e investimento & ODS – com a Norauto a receber uma nota global de 74,8%, numa avaliação dividida entre um painel de especialistas (com um peso de 60% na nota final) e um painel de consumidores (com um peso de 40% na nota final).

Num setor com o estigma da poluição do meio ambiente, ser Escolha Sustentável é muito mais do que o conquistar um prémio, é um motivo de orgulho que dá sentido à ação da marca “Automobilista & Responsável” e ao seu compromisso em contribuir para um futuro mais sustentável.

 

Considera que as empresas do seu setor estão no caminho certo rumo à sustentabilidade? Não só ambiental, mas também financeira e social.

As empresas do setor automóvel estão a dar passos significativos em direção à sustentabilidade, abordando não apenas as preocupações ambientais, mas também os aspetos financeiros e sociais.

Ambientalmente, observamos um aumento na adoção de tecnologias e práticas que visam reduzir as emissões de carbono, como a produção de veículos elétricos e híbridos, bem como o desenvolvimento de materiais mais sustentáveis e processos de produção mais eficientes em termos energéticos.

Financeiramente, as empresas estão a reconhecer os benefícios de investir em sustentabilidade, não apenas em termos de economia de custos a longo prazo, mas também na criação de novas oportunidades de negócio, através da inovação e da diferenciação no mercado.

Socialmente, as empresas do setor automóvel estão a assumir uma postura mais responsável em relação aos seus colaboradores, comunidades locais e stakeholders em geral, através de iniciativas para melhorar as condições de trabalho, da promoção da diversidade e inclusão, e da contribuição para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde operam.

Mas há ainda grandes desafios a enfrentar e melhorias a serem feitas no setor automóvel. As práticas de sustentabilidade devem ser consistentes em toda a cadeia de abastecimento, desde a obtenção de matérias-primas até à gestão de resíduos. Além disso, as empresas precisam de continuar a colaborar com governos, organizações não-governamentais e outros parceiros para impulsionar a mudança sistémica necessária para alcançar uma verdadeira sustentabilidade a longo prazo.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...