A sustentabilidade também faz parte do menu da McDonald’s



A McDonald’s Portugal é uma marca vocacionada para a prestação de serviços de restauração que, perante os desafios da sustentabilidade, assume afirmativamente o seu compromisso com o futuro – desde logo, na esfera ambiental.

Uma cultura de boas práticas devidamente ajustadas às características e necessidades dos seus restaurantes convoca a empresa a trabalhar em conjunto com os seus parceiros e fornecedores, para que, na gestão do negócio, a redução dos impactes ambientais seja um imperativo de todos os dias. A agenda da McDonald’s Portugal releva assim várias metas-chave apontadas já para 2025, com o compromisso de garantir, por exemplo: A transição de embalagens de plástico (incluindo programas Happy Meal) para outros materiais alternativos sustentáveis; Que 100% das embalagens (incluindo programas Happy Meal) sejam provenientes de fontes renováveis, recicladas ou certificadas, numa lógica de simplificação da variedade de materiais usados sem comprometer a qualidade e o desempenho das mesmas; Que todas as embalagens da McDonald’s sejam encaminhadas para a reciclagem, até ao final de 2025.

Uma viagem que permitiu, entre 2019 e 2021, a transição de materiais das embalagens e utensílios, que deixaram de ser de plástico. Na mesma linha e com o mesmo propósito, sublinha- se a eliminação de tampas nos restaurantes e as alterações em copos de bebidas, gelados e recipientes de sopas, mas também nas embalagens dos livros do Happy Meal, que, desde julho de 2020, passaram a ser feitas em papel.

Outro tópico de importância maior tem a ver com a eliminação de balões, medida que permitiu evitar 2 toneladas de plástico. Tudo somado, o conjunto das alterações introduzidas na operação dos restaurantes em Portugal permitiu à McDonald’s reduzir mais de 550 toneladas de plástico por ano, número que inclui 64 milhões de palhinhas e mais de 90 milhões de tampas de bebidas. Também a utilização de papel responsável tem sido um forte compromisso da McDonald’s, destacando-se os sacos de transporte Drive e Take Away que, em 2023, ao deixarem de ter autocolantes e passarem a ter apenas um identificador único feito de cartão, contribuíram para a redução de cerca de 100 toneladas de papel, comparativamente a 2022.

Em complemento às embalagens e utensílios destinados às refeições, também materiais como folhetos passaram a existir apenas em formato digital. Resultado: uma poupança média de 5 toneladas de papel por ano. De notar que todo o papel utilizado nas embalagens McDonald’s é certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC).

CIRCULAR É PRECISO

Reduzir, repensar e reutilizar. Três verbos, três princípios que orientam a política de sustentabilidade da Mc- Donald’s Portugal, empresa de portas abertas à reciclagem para criar um impacto positivo junto das comunidades onde está presente. No contexto da economia circular, vários são os projetos, as iniciativas, as ações concretas que pontuam a dinâmica da McDonald’s. Destaque para o recente projeto de reciclagem das antigas fardas, premiado em razão de dois pilares sustentáveis – o ambiental e o social, neste caso pelo exemplo de cidadania responsável.

A introdução de novas fardas das equipas dos restaurantes resultou na recolha e transformação de 18 mil peças de roupa, equivalente a 10 toneladas de tecido. Da matéria-prima foram produzidos 40 mil sacos reciclados, parte dos quais doados à Fundação Infantil Ronald McDonald para composição dos Kits de Acolhimento de Higiene e Conforto, sendo os restantes disponibilizados aos consumidores, através da troca de pontos na aplicação da marca. O pioneirismo da empresa no que respeita à economia circular percorre outras latitudes. Desde 2010, o sistema de gestão de óleos alimentares usados assegura 100% de recolha seletiva de OAU, ou seja, cerca de 750 toneladas por ano, para a produção de biodiesel.

Da venda do combustível resulta uma verba que é convertida em donativo anual para a Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM). Em mais de 10 anos, foram já recolhidas cerca de 8 mil toneladas de OAU e angariados cerca de 3 milhões de euros para a FIRM. A mobilidade verde é outro eixo estratégico da McDonald’s. Desde 2017 que a marca, em parceria com a EDP Comercial, tem vindo a instalar carregadores elétricos rápidos nos restaurantes McDrive elegíveis (são já 67), contribuindo assim, junto da comunidade, para a adoção de comportamentos sustentáveis. Até ao final de 2025, a McDonald’s estima disponibilizar estes equipamentos em 100 restaurantes. Já mais recentemente, em novembro de 2022, foi inaugurado no concelho de Pombal um restaurante cujo projeto-piloto apoia a ambição global da marca de atingir zero emissões energéticas nas suas operações até 2050. O restaurante dispõe de um sistema inovador de energia renovável produzida através de painéis fotovoltaicos e equipamentos eco eficientes de última geração. O propósito é identificar boas práticas que possam ser replicadas noutros restaurantes McDonald’s no país e na Europa.

Em cada restaurante da marca em Portugal está ainda implementado um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) certificado de acordo com a norma ISO 14001. De resto, a McDonald’s foi a primeira marca de restauração de serviço rápido a certificar o SGA em todos os seus restaurantes.





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