Aviva Stadium: o primeiro estádio sustentável da Irlanda



A Irlanda tornou-se num dos primeiros países do mundo a construir um estádio de futebol sustentável, segundo noticiou o portal brasileiro Terra.

O Aviva Stadium vai substituir o velhinho Lansdowne Road – que foi demolido em 2006 –  mas continuará a ser a casa das selecções irlandesas de râguebi e futebol.

O novo estádio terá uma estrutura transparente que não apenas aumentará a imponência da construção como também permitirá a entrada de luz natural nas bancadas e salas internas.

A água da chuva será reencaminhada para um sistema onde é armazenada e reutilizada para irrigar o campo, sendo que, para reduzir os impactos ambientais, os construtores reaproveitaram materiais da antiga construção, como as vergas de aço.

Entre outras das estruturas sustentáveis encontram-se a utilização de cimento de baixa emissão de CO2, as escadas rolantes que funcionam apenas quando uma pessoa sobe para cima delas ou a instalação de ninhos artificiais para pássaros e outros animais silvestres.

Mais: a água utilizada nas casas de banho e na cozinha é aquecida com o calor produzido pela refrigeração dos geradores do estádio, enquanto que os urinóis também serão mais eficientes e gerarão uma economia de até 20 mil litros de água num único evento.

Paralelamente, os painéis acústicos espalhados no estádio garantem que o som do estádio não ultrapassará os 53 decibéis a um metro de distância da fachada principal. Para se ter uma ideia, este ruído equivale a uma impressora a laser do escritório.

Como não poderia deixar de ser, o novo estádio também teve em conta a utilização dos transportes públicos, as estratégias de redução e gestão de resíduos, a utilização e venda de alimentos locais e o investimento anual de uma verba significativa para a promoção de actividades em prol da comunidade local.

Com capacidade para 50 mil espectadores, o Aviva Stadium custou cerca de 490 milhões de euros.

O novo baluarte da sustentabilidade irlandesa começou a ser construído em 2006, apenas dois anos depois de Portugal ter recebido dez novos estádios para o Euro 2004. Teria sido importante, também, que os nossos estádios tivessem sido construídos a pensar nestas regras de sustentabilidade. Não concorda?

Um dado muito importante: o estádio foi construído no tempo programado e custou menos do que o orçamento inicial previa.

Confira aqui o novo estádio da Irlanda.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...