Bankinter lança bk TALKS para promover conhecimento e soluções sobre sustentabilidade
O Bankinter Portugal apresenta as bk TALKS Sustentabilidade, um novo projeto que cria um espaço de reflexão e partilha sobre sustentabilidade. A iniciativa reúne especialistas de diferentes áreas para expor ideias e propor soluções que contribuam para um futuro mais verde, inclusivo e responsável, com o objetivo de gerar conhecimento e inspirar ação, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, as bk TALKS Sustentabilidade serão disponibilizadas nos canais digitais do Bankinter, incluindo comunicações dirigidas a clientes, o blog do banco e as redes sociais, garantindo desta forma que os conteúdos chegam a um público alargado e promovem uma maior consciência sobre os temas da sustentabilidade. O primeiro episódio conta com a participação de Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal, que aborda o papel decisivo das empresas na transição sustentável e de que forma podem liderar este processo transformador (ver aqui).
Para a concretização das bk TALKS Sustentabilidade, o Bankinter contou com a colaboração da Planetiers, uma comunidade global que conecta pessoas e organizações para acelerar a sustentabilidade, numa lógica colaborativa e geradora de impacto positivo na sociedade.
Este projeto reforça o compromisso do Bankinter com a sustentabilidade, integrado na estratégia e no Plano ADN, assente em três pilares: Ação Responsável, Diferenciação e Negócio Sustentável.
O compromisso do Bankinter com a sustentabilidade tem sido materializado através de um conjunto alargado de iniciativas, destacando-se:
- Apoio a projetos sustentáveis através de soluções financeiras que incluem crédito habitação eficiente e para renovação energética, linhas inclusivas para jovens, seniores e pessoas com deficiência, crédito pessoal para transição energética, cartões sustentáveis, fundos ESG e financiamento a empresas para descarbonização, economia circular, turismo sustentável, inovação e setor social.
- Disponibilização de produtos financeiros responsáveis, como fundos de investimento com critérios ESG, permitindo aos clientes alinhar as suas decisões financeiras com fatores sustentáveis.
- Redução da pegada ambiental do banco, através da transição para energia 100% renovável nos seus edifícios e da digitalização de processos para diminuir o consumo de papel.
- Promoção da literacia financeira, financiamento de bolsas de estudo e apoio a iniciativas de mecenato.
- Implementação de Inteligência Artificial nas operações e serviços, para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e reforçar a eficiência na gestão sustentável.
Este esforço tem sido reconhecido internacionalmente, com a inclusão do Grupo Bankinter em índices de sustentabilidade como o FTSE4Good, que avalia as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
Alberto Ramos, Country Manager do Bankinter Portugal, destaca que “a transição sustentável é um desafio que nos convoca a todos. Com as bk TALKS Sustentabilidade, queremos refletir essa ideia, reunindo personalidades de diferentes áreas para partilhar conhecimento e contribuir com soluções concretas. Este projeto reforça a convicção do Bankinter de que só através do diálogo e da colaboração conseguiremos acelerar a mudança e construir um futuro mais equilibrado e responsável.”
Com as bk TALKS, o Bankinter reafirma a sua ambição de ser um agente ativo na construção de um futuro sustentável, colocando a inovação e a responsabilidade no centro da sua atividade.
