Beko, mais do que apenas eletrodomésticos sustentáveis
A Beko, empresa do Grupo Arçelik, opera em 140 países, é líder na Europa no setor de produtos de linha branca. É a marca que mais cresce no mercado global europeu nos últimos sete anos, oferecendo linhas de produtos que incluem pequenos e grandes eletrodomésticos e ar condicionado.
Para a empresa, a sustentabilidade é essencial para o futuro da humanidade, assim como a base de um modelo de negócio duradouro.
Na verdade, os consumidores estão mais atentos que nunca, procurando soluções energicamente eficientes, mas também acessíveis. Com isto em mente, a empresa focou-se no consumo e na produção sustentável, alinhando a sua visão de “Respeitar o Mundo, Respeitado Mundialmente” com as suas ações. Atualmente implementam os princípios de sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de valor, desde a seleção de matérias-primas até aos processos de venda e pós-venda.
Nos últimos anos, têm sido inúmeros os objetivos alcançados e propostos, como por exemplo a aprovação do Science Based Targets (SBTs) de manter o aumento da temperatura global “bem abaixo dos 2 graus C”, reduzindo as emissões de Gases de Efeitos Estufa (GEE) no âmbito 1 e 2 em 30% e as emissões de GEE de âmbito 3 na utilização dos produtos vendidos em 15% até 2030, comparando com 2018.
Além disso, a Beko comprometeu-se com a Science Based Targets Initiative de forma a se tornar uma empresa Net Zero até 2050.
Também a nível do grupo, estão a implementar outras medidas com o objetivo de fortalecer a posição de liderança e atingir as metas de sustentabilidade até 2030.
Alguns exemplos disso são:
- A criação de sistemas de energias renováveis com uma capacidade de 50 MW na produção;
- Investimento adicional de 50 milhões de dólares em energias renováveis e eficiência energética na produção;
- Investimento adicional de 50 milhões de dólares em energias renováveis e eficiência energética na produção;
Para além da inovação, a empresa está a também a aumentar as taxas de reciclagem dos produtos, incorporando conteúdo reciclado nos designs e implementando uma gestão adequada do fim de vida útil através de iniciativas de recolha e reciclagem. Como, por exemplo, a máquina de lavar roupa com tecnologia SteamCure, com o tambor/cuba feito a partir de plásticos reciclados.
Fabrico sustentável
As fábricas em Eskişehir, na Turquia, e em Ulmi, na Roménia, receberam o estatuto de Sustainability Lighthouse pelo Fórum Económico Mundial. Estas fábricas são exemplos da dedicação a um futuro de zero emissões líquidas da Beko, com inúmeras medidas amigas do ambiente, onde incluem a utilização de eletricidade 100% verde, a garantia da eficiência dos recursos e a implementação de um tratamento avançado das águas residuais. Além disso, a empresa esforça-se por replicar estas medidas de sustentabilidade localmente em todas as fábricas.
Prova disso são os produtos inovadores lançados nos últimos anos e que refletem o compromisso da marca com a sustentabilidade e o consumidor final, com utilização de materiais reciclados, biocompósitos e tecnologias de poupança de água, energia e detergente para promover uma vida sustentável.
Sustentável também financeiramente
De acordo com um responsável da empresa “respeitar os compromissos de sustentabilidade e implementar eficazmente as ações e iniciativas nestas áreas apresenta, só por si, uma série de desafios formidáveis. Um dos desafios mais proeminentes que encontramos é a perceção da sustentabilidade como um impulsionador de custos na nossa indústria. Esta perspetiva pode constituir uma barreira substancial a mudanças positivas, uma vez que implica frequentemente aumento de custos, especialmente neste contexto de custo de vida elevado.”
Mas a empresa vê cada desafio como uma oportunidade de crescimento e inovação. Para resolver este problema, estão a alocar estrategicamente os recursos e a direcionar investimentos específicos a projetos relacionados com a sustentabilidade. Ao canalizar os recursos de forma eficaz, pretendem não só aliviar a carga de custos percebida, mas também gerar produtos ecológicos a longo prazo, com qualidade e durabilidade.
“Além disso, a eficiência energética é crucial para reduzir as faturas de energia e aumentar o rendimento disponível dos indivíduos e das famílias.”
A empresa afirma que “sabemos que mais do que nunca, os consumidores procuram soluções energeticamente eficientes e acessíveis, e estão bem informados no processo de compra, especialmente de grandes eletrodomésticos. E, claro, tendo em conta o atual panorama financeiro, cada cêntimo poupado conta, por isso, estabelecemos uma parceria com a Youreko, uma ferramenta de eficiência energética que ajuda os consumidores a tomar decisões de compra sustentáveis e a compreenderem o custo-benefício a medio-prazo.”
Primeiro showroom da marca em Portugal
No passado dia 2 de novembro, a Beko inaugurou o seu primeiro showroom oficial no Espaço Amoreiras, em Lisboa, fortalecendo assim o compromisso da marca em oferecer soluções mais amigas do planeta.
De acordo com Cem Baṣaral, General Manager da Beko Portugal: “A Beko está comprometida com a inovação sustentável e a abertura do primeiro showroom oficial da marca em Lisboa é um marco que reforça o nosso compromisso em democratizar o acesso à tecnologia, tornando-a economicamente acessível a um maior número de pessoas.”
Com este showroom a marca apresenta na nova “casa Beko” a sua gama de eletrodomésticos eficientes e sustentáveis, fabricados com materiais reciclados e biocompósitos que, além de prolongar o ciclo de vida dos equipamentos, reduzem a utilização de químicos, o consumo energético e o consumo de água, sublinhando a missão de sustentabilidade da marca em contribuir para uma economia circular e um efeito dominó positivo no planeta, e em dotar os lares portugueses de equipamentos ecologicamente acessíveis.
O General Manager da Beko Portugal afirma ainda que o showroom da Beko é um símbolo do esforço contínuo da empresa para capacitar as gerações futuras de forma que vivam de forma mais saudável, oferecendo aos parceiros da Beko soluções modernas que se alinham com a crescente consciência ambiental dos consumidores.