Boom Festival vence prémio britânico de sustentabilidade
O Boom Festival, que decorre no final de Agosto em Idanha-a-Nova, venceu o britânico Greener Festival, prémio que avalia qual o festival de música mais sustentável do mundo.
A organização inglesa viaja por todo o mundo para avaliar festivais em termos de emissões de CO2, uso de água, saneamento, gestão de resíduos, promoção de transporte público, utilização de materiais e energia, entre outros parâmetros.
Aylin McNamara, responsável da ONG Greener Festival, adiantou que o Boom Festival tem “um modelo único, no mundo, de organização de festival sustentável, que junta a consciência ambiental com um elevado detalhe estético”.
Por exemplo, o festival “dá a oportunidade a artistas de criar estruturas naturais com bambu, barro, cana, adobe ou materiais reciclados numa escala que não existe em mais nenhum lugar no mundo”.
Ainda de acordo com McNamara, o Boom é único em “conseguir reaproveitar e limpar 100% da água que se consome no evento e é pioneiro em ter todo o saneamento do festival sem uso de químicos, como é exemplo o facto de ter 100% das suas casas de banho compostáveis”.
Este ano, o Boom – que se define como um festival de arte e sustentabilidade -, atraiu 20 mil pessoas de 70 países a Idanha-a-Nova. Saiba mais aqui: http://www.boomfestival.org/boom2010/