Braval vai distribuir 100 oleões de rua pelos seis municípios do Baixo Cávado



A Braval vai instalar 100 oleões de rua nos concelhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, foi ontem anunciado.

Em comunicado, o município de Braga sublinha que aquela empresa intermunicipal já tinha, desde 2008, começado com a distribuição de oleões e recolha porta a porta,

Agora, passa a disponibilizar novos contentores de rua, onde os cidadãos podem depositar óleos alimentares usados, em embalagens fechadas (garrafas e garrafões).

“Estes contentores de rua são um ‘upgrade’ ao sistema já implementado de recolha domiciliária. Desta forma, os cidadãos podem colocar o óleo alimentar usado em qualquer horário, que depois é recolhido de forma eficaz”, explicou hoje Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da Braval, durante a instalação de um contentor em Ruílhe, Braga.

Como explicou o responsável, a recolha de óleo usado permite não só uma melhor eficiência no tratamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), como também um retorno económico, uma vez que com aquele óleo é produzido gasóleo que posteriormente é vendido.

Acrescentou que isto contribui para que a tarifa da Braval seja atualmente “uma das mais baixas do país”.

Já o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga considerou ser “um crime ambiental” cada vez que alguém dentro da sua casa deita óleo pela banca da cozinha ou pela sanita.

“As ETAR não foram preparadas para tratar óleos, o que causa um impacto negativo no meio ambiente e no domínio público hídrico”, alertou Altino Bessa.

A implementação dos oleões de rua resulta da candidatura “Optimização e Reforço da Recolha Seletiva da Braval”, cofinanciada pelo POSEUR, no âmbito do Portugal 2020.

A Braval é uma empresa que procede à valorização e tratamento dos resíduos sólidos no Baixo Cávado.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...