Capgemini e Ascendance reforçam parceria estratégica para acelerar descarbonização dos transportes aéreos
![](https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2022/09/avioes.jpg)
A Capgemini e a Ascendance anunciaram o reforço da sua parceria estratégica. Nesta nova fase de colaboração, a Capgemini irá ajudar a Ascendance a industrializar os seus projetos-piloto tendo em vista acelerar a implementação da aviação sustentável em larga escala, através da tecnologia de propulsão híbrida-elétrica desenvolvida pela start-up, divulgaram em comunicado.
Segundo a mesma fonte, graças ao seu duplo posicionamento como fabricante de aeronaves e soluções de propulsão híbrida-elétrica, a Ascendance tem-se focado, desde a sua criação em 2018, no desenvolvimento de soluções pioneiras que permitam ao setor da aviação alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
A Ascendance elegeu a propulsão híbrida-elétrica como abordagem concreta à aviação sustentável e dado que esta é passível de ser usada em várias áreas em todas as regiões (entre as quais o transporte de passageiros, as aplicações médicas, logísticas e a vigilância) a partir de agora.
Desde 2021, os especialistas em engenharia da Capgemini têm apoiado a Ascendance no seu roteiro de desenvolvimento de produtos com vista à certificação em diversas áreas, tais como a engenharia de sistemas, a física e o controle de voo, bem como o desenvolvimento de sistemas de energia e baterias.
Primeiro voo previsto para 2025
A Ascendance desenvolveu duas soluções tecnológicas para a transição energética da indústria aeronáutica: o STERNA, um sistema de propulsão híbrido-elétrico modular e patenteado, que permite a utilização simultânea de várias fontes de energia, e a ATEA, uma aeronave de descolagem e aterragem vertical (VTOL) de última geração alimentada pelo STERNA, e que constitui uma alternativa aos tradicionais helicópteros mais silenciosa e menos poluente. A Ascendance tem planeado fazer o primeiro voo do seu protótipo da ATEA ainda este ano.
No contexto do reforço desta parceria, e a fim de acelerar a fase de expansão e a industrialização do STERNA e da ATEA, a Capgemini irá disponibilizar o seu amplo leque de competências ponta a ponta nas áreas da engenharia, da tecnologia, dos dados e da transformação dos negócios, impulsionando os domínios das baterias elétricas, a industrialização, os serviços conectados e a continuidade digital. Esta parceria sublinha o empenho da Capgemini em apoiar o crescimento de start-ups com elevado potencial, e está alinhada com os propósitos de sustentabilidade do Grupo.
“Estamos muito satisfeitos por reforçarmos a nossa parceria com a Ascendance. Depois de uma primeira fase bem-sucedida e em que apoiámos o seu roteiro de desenvolvimento de produtos inovadores, estamos agora a entrar nas demonstrações da tecnologia para passarmos à industrialização. Num futuro próximo, graças à combinação do sistema de propulsão elétrica híbrida modular da Ascendance com as abrangentes competências da Capgemini nas áreas críticas de engenharia, transformação digital e negócios, seremos capazes de acelerar a implementação em larga escala de soluções descarbonizadas na indústria aeronáutica”, afirma William Rozé, CEO da Capgemini Engineering e Executive Board Member do Grupo.
“É com grande satisfação que vemos a nossa parceria com a Capgemini evoluir para o próximo patamar. Juntos, construímos uma relação forte ao longo dos últimos anos e alcançámos muitos marcos relevantes. A experiência que a Capgemini possui nas áreas críticas da engenharia, dos dados e da industrialização é essencial para acelerarmos a comercialização da nossa solução de propulsão híbrida STERNA, bem como para a industrialização das nossas aeronaves ATEA. Em conjunto, contribuiremos para tornar a aviação sustentável mais acessível, tirando partido de inovações que reduzirão de forma significativa as emissões de carbono neste setor, fazendo emergir, simultaneamente, oportunidades novas para o desenvolvimento da mobilidade do futuro,” referiu Jean-Christophe Lambert, CEO e cofundador da Ascendance.