CIMPOR apresenta Visita Virtual 360º ao Centro de Produção de Alhandra
![](https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/12/cimpor.jpg)
A partir de agora já é possível fazer uma Visita Virtual 360º ao Centro de Produção de Alhandra da CIMPOR. O público pode assim embarcar numa experiência interativa na fábrica de cimento mais antiga do mundo a operar no mesmo local e a explorar todas as etapas do processo de produção de cimento, desde a preparação das matérias-primas, até à embalagem e distribuição do produto final. Esta visita já está disponível no site da CIMPOR e poderá ser feita através de computador, tablet ou telemóvel, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, num ano em que a centenária Fábrica de Alhandra intensifica os trabalhos de modernização rumo ao objetivo Net-Zero, esta plataforma proporciona uma oportunidade educativa para conhecer o processo de produção e as práticas inovadoras que fazem da CIMPOR uma referência global no setor.
“Queremos que todos se sintam parte deste movimento transformador e compreendam a complexidade e a inovação que caraterizam o nosso processo de produção. A CIMPOR é um universo com muito por explorar, e por isso expandiremos esta iniciativa aos Centros de Produção de Souselas e Loulé, bem como a outras áreas de negócio”, afirma Ignacio Gómez, CCO da CIMPOR e responsável pelo projeto.
Este projeto “reforça também o compromisso da CIMPOR com a transformação digital, a inovação e a relação de proximidade com a comunidade e com todos os interessados em conhecer os avanços tecnológicos do setor”.
Paralelamente, a CIMPOR continua a investir na modernização do Centro de Produção em Alhandra, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os projetos em destaque estão a modernização do Forno 7, a instalação de um sistema de recuperação de calor residual e a gestão do parque fotovoltaico.
Segundo Adrianno Arantes, COO da CIMPOR, “estes investimentos confirmam o compromisso da CIMPOR com a inovação e a sustentabilidade, gerando impactos positivos na eficiência energética, na redução de emissões de CO₂ e no desenvolvimento da comunidade local.”
Para garantir o cumprimento dos prazos, durante este ano, a CIMPOR contará com o suporte temporário de uma equipa externa especializada em execução de grandes obras, assegurando a realização dos trabalhos com qualidade e segurança.
Estas iniciativas, que vão permitir reduzir as emissões de CO₂ em cerca de 190 mil toneladas por ano e gerar energia suficiente para alimentar grande parte das operações da fábrica, fazem parte do plano estratégico para alcançar as metas de descarbonização recentemente validadas pela Science-Based Targets initiative (SBTi).
Para uma pré-visualização desta experiência é possível descarregar o vídeo demonstrativo aqui.