Costuma deitar lixo pela janela do carro?
Uma sondagem divulgada recentemente mostra um dado chocante sobre os hábitos dos franceses, mas que podia muito facilmente ser aplicado a muitos outros países, Portugal incluído. Os dados da pesquisa indicam que em França, uma em cada cinco pessoas admite atirar pontas de cigarros ou pastilhas elásticas pela janela do carro.
Os resíduos orgânicos, como pedaços ou caroços de fruta, são os mais comuns com 23%, seguidos de beatas e pastilhas elásticas com uma percentagem de 18% e no fim da lista surge o papel, tecidos e outras embalagens com 5%.
“Além do muito presente risco de incêndio que estes detritos podem provocar, as beatas, pastilhas elásticas e outros resíduos, estão a prejudicar gravemente o meio ambiente e a paisagem”, diz Bernadette Moreau, director da Vinci Autoroutes, empresa de manutenção de autoestradas francesas.
Cerca de 4900 toneladas de lixo foram apanhadas nas bermas e espaços próximos às autoestradas em França, o que significa mais de 144,5 milhões de euros em despesas ambientais e uma equipa de 5200 agentes em permanência a “consertar” a pouca falta de civismo das populações.