DHL transporta 17 antílopes Bongo da Montanha da Florida para área de conservação no Quénia

A DHL Express estabeleceu uma parceria com a Tusk, uma instituição que se dedica a potenciar o impacto da conservação em África, para transportar 17 antílopes Bongos da Montanha da Rare Species Conservatory Foundation (RSCF), na Florida, para um centro de conservação nas encostas do Monte Quénia, gerido pela Meru Bongo and Rhino Conservation Trust, divulgou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, os Bongos da Montanha, devido à caça furtiva, degradação das florestas e fragmentação progressiva do seu habitat natural, encontram-se em risco de extinção, subsistindo, atualmente, menos de uma centena na natureza.
Em parceria com a Tusk, e cumprindo o requisito de que os 17 antílopes tinham de ser transportados juntos, a DHL, através dos seus serviços de logística especializados, disponibilizou um avião qualificado para uma viagem de mais de 13 mil quilómetros, que os levou diretamente do Aeroporto Internacional de Palm Beach, na Florida, para o Aeroporto Internacional Jomo Kenyatta, no Quénia.

“Estamos extremamente orgulhosos por podermos utilizar a capacidade e a experiência da nossa rede global para fazer o transporte destes antílopes bongo, em risco de extinção, para o seu novo habitat, no Quénia. A logística de operações desta natureza revela-se extremamente complexa, sendo o bem-estar dos animais a prioridade absoluta para todos os envolvidos. Um profundo agradecimento aos nossos parceiros da Tusk, à Lewa Wildlife Conservancy e a todos os que contribuíram para o êxito desta importante missão”, afirma Mike Parra, CEO da DHL Express Europa.
Liderada pela Lewa Wildlife Conservancy (LEWA), a transferência dos bongos foi um esforço colaborativo apoiado pela Meru Bongo & Rhino Conservation Trust (MBRCT) e pela RSCF. As comunidades locais vão desempenhar um papel fundamental na gestão do programa de conservação, que criará oportunidades de educação e emprego que beneficiarão a região.

Neste contexto, a Tusk atua como parceira oficial da DHL Express, trabalhando em estreita colaboração com a LEWA, a MBRCT e a RSCF para proporcionar soluções “altamente eficientes” no financiamento de programas de conservação da vida selvagem.