Dilma Rousseff promete erradicar a fome no Brasil
A nova presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que tomou posse no passado sábado, prometeu erradicar a fome, combatendo a pobreza extrema, que “envergonha” o país. A promessa já tinha sido feita pelo seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003.
O discurso da ex-militante de esquerda foi uma repetição dos temas que ela tem vindo a sublinhar desde a sua campanha, defendendo que o Brasil se torne de “classe média sólida e empreendedora”. Ao longo de 40 minutos, a ex-presa política também não poupou elogios ao seu antecessor e padrinho político, que, segundo ela, promoveu o “despertar de um novo Brasil” e “o maior processo de afirmação” que o país já viveu.
“A luta mais obstinada do meu governo será para erradicar a pobreza extrema” que atinge ainda 18 milhões de pessoas na oitava economia mundial, sublinhou Dilma Rousseff, referindo que este é “um compromisso” de toda a sociedade brasileira.
A nova presidente também mencionou como prioridades do seu governo a educação, a saúde e a segurança. “Podemos ser um país mais desenvolvido e a evoluir para uma democracia vigorosa”, acrescentou, de acordo com o site G1.
“Minhas mãos vão estar abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até àqueles que não nos acompanharam neste processo eleitoral. É com este espírito de união que eu assumo o Governo do meu país”, afirmou no discurso dirigido aos dezenas de milhares de brasileiros concentrados na Praça dos Três Poderes.
Dilma Rousseff falava no Parlatório, após ter desfilado num carro aberto do Congresso Nacional até ao Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.